Manifestação contou com grande número de aposentados, liderança política e de entidades representativas dos bancários
A AEBA e a AABA, promoveram uma manifestação na manhã de hoje em frente ao Banco da Amazônia, o protesto é uma forma de pressionar o Banco em favor dos aposentados, e para exigir que o Banco cumpra o seu papel de patrocinador da CAPAF, assumindo o déficit de R$ 552 milhões e pagando aos aposentados o benefício que lhes é de direito após anos de contribuição com a caixa de previdência.
Participaram do protesto a diretoria da AEBA, a diretoria da AABA, o diretor do SEEB-MA Raimundo Nonato Costa, , a presidenta em exercício da AFBEPA, Cristina Quadro, o deputado estadual, Edmilson Rodrigues, empregados, aposentados e pensionistas da CAPAF.
Para o diretor do SEEB/MA, Raimundo Nonato, “esse problema não se divide somente entre os aposentados e a CAPAF, mas também deve ser uma preocupação dos empregados do Banco, pois os funcionários de hoje, serão os aposentados de amanhã. O Banco da Amazônia tenta de todas as formas se eximir de sua responsabilidade. Nós apenas desejamos que o Banco respeite o que está estabelecido em contrato, cabe a ele, de forma direta, assumir as responsabilidades do déficit da CAPAF”.
Segundo o aposentado, Roberto Duarte, “Mesmo nesta situação complicada o Banco ainda discrimina os aposentados na hora de efetuar o pagamento, em fevereiro pagou antecipadamente um pequeno grupo favorecido e posteriormente, os demais. Os aposentados não estão passando por momentos de dificuldades, e sim de tortura, principalmente, em relação à saúde, pois estão sendo ameaçados a aderirem aos novos planos. No Banco já se fala que a partir de março ninguém receberá”.
O presidente da AEBA, Silvio Kanner, agradeceu a todos os presentes pelo apoio e afirmou que a AEBA continuará auxiliando a luta pelos direitos dos participantes da CAPAF, “tenho certeza que esta manifestação contribuirá para a nossa luta".
Fonte: ASCOM