Banco da Amazônia

AEBA apresenta painel no Fórum Social Mundial

 

A partir do dia 27 de janeiro, ativistas sociais de diversas regiões do planeta estarão em Belém para participar do Fórum Social Mundial. O evento acontece até o dia 1º de fevereiro e será um espaço democrático de debates e formulação de propostas por organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do capital.Como uma entidade que sempre defendeu um modelo econômico alternativo, que garanta justiça social, a AEBA não poderia ficar de fora da programação do evento. Além de contribuir ostensivamente para a viabilização e organização do Fórum, a entidade apresentará o painel “Crédito Solidário para o desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia”.   
 
O painel será no dia 30 de janeiro, das 8h30 às 11h30, na sala AP-01, no campus Profissional da Universidade Federal do Pará. O expositor será o professor universitário, economista e assessor da diretoria da AEBA, Hélio Mairata, e os debatedores serão representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA) e da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB). A mediação do painel ficará por conta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (FETEC-CUT).

Segundo o presidente da AEBA, Sérgio Trindade, o objetivo é destacar experiências bem sucedidas de programas de crédito solidário, a fim de criar condições mínimas para o desenvolvimento de pequenas comunidades, garantindo a melhoria na sua qualidade de vida e o respeito ao meio-ambiente.

Com isso, a AEBA pretende, juntamente com as entidades parceiras, formular uma proposta a fim de encaminhar à Secretaria Nacional de Economia Solidária para que negocie com o BNDES a formatação de um Programa de Crédito Solidário. A iniciativa irá beneficiar associações de pequenos produtores localizadas na Pan-Amazônia, organizadas por meio de Arranjos Produtivos Locais (APLs) voltados à exploração sustentável de suas riquezas.

De acordo com a proposta a ser formulada pela AEBA e enviada à Secretaria Nacional de Economia Solidária, os agentes financeiros seriam o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia, Bancos Estaduais do Brasil e Bancos oficiais dos demais países da pan-amazônia.

Os associados interessados em participar do painel e do Fórum Social Mundial devem efetuar a sua inscrição até o dia 23 de janeiro. Vale destacar que se inscrevendo através da AEBA, o valor da inscrição diminui de R$ 30,00 para R$ 20,00 e, caso o associado prefira, pode ser debitado em sua conta corrente no dia 20 de fevereiro de 2009. Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição, disponibilizada no link abaixo, e enviar, por fax, a AEBA ou entregar na sede da entidade.

http://www.aeba.org.br/s2/banco_img/fichainscricaoFSM_1613241112a.pdf

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas