Com o objetivo de defender o Banco da Amazônia e o seu funcionalismo, nascia há 22 anos a Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA). Em uma assembléia geral no dia 2 de fevereiro de 1987, a AEBA foi fruto da mobilização da classe trabalhadora, sendo criada para liderar e ser parceira das lutas sindicais, da defesa do Banco da Amazônia como instituição e do meio-ambiente sustentável.
Lutando quando era preciso lutar, dialogando quando era necessário dialogar, a AEBA cresceu, amadureceu, e teve papel protagonista no decorrer desse tempo. Com uma posição firme, a entidade defendeu o banco diante das ameaças de extinção, liderou greves, conseguiu conquistas salariais, ofereceu benefícios a seus associados e não se restringiu apenas a debates corporativistas.
Pelo contrário, a AEBA é uma entidade que se preocupa com a Amazônia e luta por um mundo justo e solidário, procurando ampliar os espaços democráticos e garantir uma vida digna à categoria bancária e ao conjunto da classe trabalhadora.
Com o desejo de que os ânimos sejam renovados e as felicitações compartilhadas com toda a categoria, a diretoria da AEBA espera contar com o apoio dos empregados do Banco da Amazônia, para continuar escrevendo esta história e construindo uma trajetória de lutas e conquistas para a classe trabalhadora.