Banco da Amazônia

BCE prolonga medidas de liquidez adicional até abril

O Banco Central Europeu (BCE) ampliou nesta quinta-feira a rede de liquidez disponível aos bancos da zona do euro, prometendo oferecer financiamentos ilimitados de uma semana, um mês e três meses pelo menos até abril.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse a jornalistas que a instituição continuará conduzindo suas operações de refinanciamento comuns e as operações de refinanciamento com prazos especiais com oferta total "por quanto tempo for necessário, pelo menos até o final do terceiro período de manutenção de 2011, em 12 de abril de 2011."

O Conselho Executivo do BCE decidiu conduzir operações de refinanciamento de três meses em janeiro, fevereiro e março, com oferta total e a uma taxa fixa, disse Trichet, após o BCE manter a taxa básica de juros em 1%.

O BCE tem atendido a demanda dos bancos por crédito desde que a crise financeira se intensificou, no fim de 2008, tentando superar a crise de confiança entre os bancos e manter o crédito fluindo a empresas e consumidores.

Até meados de novembro, esperava-se que a autoridade monetária insistisse em desmontar as medidas anticrise, transformando as operações de empréstimo de 3 meses em leilões. Porém, a forte ampliação da crise de dívida da zona do euro gerou uma mudança de postura.

Em uma pesquisa da Reuters na terça-feira, 13 de 22 operadores de mercado acreditavam que o BCE manteria a liquidez ilimitada na reunião. Metade dos que não viam mudanças disseram esperar que o banco manteria a oferta de capital irrestrita até o segundo semestre do ano que vem.

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/12/02/bce-prolonga-medidas-de-liquidez-adicional-ate-abril.jhtm

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas