No primeiro dia de funcionamento do novo sistema de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão de aposentadoria por idade em 30 minutos, os postos da Previdência Social atenderam 2.016 trabalhadores em todo o país. O balanço parcial foi apresentado ontem pelo ministro José Pimentel.
Apesar da procura grande, as Previdência ainda levanta dados para saber quantos trabalhadores conseguiram o benefício anteontem, primeiro dia de vigência da nova regra. Para se aposentar por idade, o pretendente tem que ter cumprido alguns requisitos, tais como: ter 60 anos, no caso das mulheres, e 65 no caso dos homens, com pelo menos 15 anos de contribuição.
A nova medida vem para por fim à longa espera na qual passavam as pessoas que tentavam se aposentar levavam até 120 dias para a conclusão do processo. Atualmente com a nova regra, o atendimento gira em torno de 30 minutos.
Segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, a partir de março o benefício será estendido a todos os trabalhadores interessados a se aposentar por tempo de contribuição. “Em julho, vamos passar a atender também segurados especiais, trabalhadores rurais, agricultores familiares, pescadores artesanais, extrativistas, remanescentes de quilombos, indígenas e outros”, disse o ministro.