Os bancários de Belém cumprindo o cronograma da Campanha Nacional da categoria realizaram um ato pelo Dia Nacional de Luta em frente ao edifício sede do Banco da Amazônia, para pressionar o avanço nas negociações na mesa da Fenaban durante a quarta rodada de negociações nacionais (dias 15 e 16, em SP), que tratará as cláusulas econômicas, e a terceira rodada de negociação específica do Banco da Amazônia no dia 17.
Os dirigentes da Fetec – CN, SEEB PA/AP e AEBA, protestaram contra a intransigência dos banqueiros e a morosidade do Banco da Amazônia em fazer avançar as discussões da Pauta de Reivindicações Específicas dos seus empregados. As entidades cobraram do Banco respostas para as propostas que contemplam as principais necessidades da categoria. O diretor da AEBA, Roosevelt Santana, enfatizou “As entidades não aceitam a postura recuada do Banco nas negociações. Queremos respostas concretas para a categoria”.
Para o coordenador da Comissão de Negociação dos Empregados, Sérgio Trindade, “A categoria deve aumentar sua participação nas mobilizações de forma unitária defendendo as propostas da categoria aprovadas nos fóruns que definiram as pautas específicas e a nacional da categoria. Agora é hora de fortalecer a luta com a categoria para buscarmos mais conquistas”.
O Diretor do SEEB PA/AP e empregado da agência Belém – Centro, Cristiano Moreno, alertou que “Os demais Bancos Públicos já garantiram o cumprimento das cláusulas acordadas com a Fenaban. Infelizmente o Banco da Amazônia ainda não sinalizou este avanço”.
Confira as principais propostas às quais a Comissão de Negociação dos Empregados do Banco da Amazônia dará ênfase a partir da mesa de 17/09:
-
Reajuste do reembolso saúde e plano odontológico
-
Combate à sobrecarga de trabalho com o fim das metas abusivas; combate ao assédio moral e sexual
-
Equipamentos e medidas de prevenção contra assaltos, seqüestros e extorsões
-
Assistência às vítimas de assalto, seqüestro e extorsões, piso dos técnicos científicos
-
Reajuste Salarial de 11%
-
Plano de cargos e Salários
-
PLR e PRMS, com distribuição linear de 12,50% de valores conferidos ao Banco na gestão de FNO, BNDES, FAT, FDA, etc.
-
Isonomia de direitos entre os empregados de Bancos Públicos
-
Acesso às funções comissionadas pelos membros do quadro de apoio
-
Isenção de tarifas e cobrança de juros menores e outras reivindicações que constituem a minuta.
Carta aberta
Na manifestação houve a divulgação de uma Carta Aberta pelo Comando Nacional dos Bancários, avaliando o atual estágio de negociação, onde os banqueiros têm se recusado a atender as reivindicações da categoria. CONFIRA NA ÍNTEGRA
A Contraf – CUT chama a categoria para participar das atividades convocadas por seus sindicatos e assim, aumentar a mobilização e mostrar aos banqueiros a força e pressão no atendimento das reivindicações.
Assembléia geral da próxima sexta-feira (17/09)
O SEEB PA/AP convoca uma Assembléia Geral para avaliar todas as negociações em curso (Fenaban, BB, Caixa, Banco da Amazônia e Banpará), inclusive a possível proposta da Fenaban à reivindicação salarial de reajuste de 11%. A Assembléia será realizada às 19h, na sede do Sindicato à Rua 28 de Setembro, n°1210, entre Doca e Quintino, bairro-Reduto.
Agendas NEGOCIAÇÕES/MOBILIZAÇÕES
15 e 16/09 – Quarta rodada de negociações com a Fenaban
17/09– Terceira mesa de negociação com o Banco da Amazônia
17/09 – Próxima Mesa de Negociação com a Caixa Econômica Federal
17/09 – Próxima Mesa de Negociação com o Banco do Brasil
17/09 – Assembléia Geral da Campanha Nacional 2010 – realização SEEB PA/AP
20/09 – Terceira Mesa de Negociação com o Banpará