O prefeito de Belém, Duciomar Costa, sancionou a lei 8.766/2010, nesta quarta-feira (04), determinando que as agências bancárias da capital instalem barreiras físicas em seus caixas e nos terminais eletrônicos. A lei aprovada em abril, por unanimidade, na Câmara Municipal de Belém, tem como objetivo coibir os esquemas de assaltos a clientes, mais conhecidos como ?saidinhas?.
Segundo a determinação, as barreiras físicas deverão impedir a visão da tela e do teclado do caixa ou terminal eletrônico às pessoas que estiverem no mínimo a dois metros do cliente. As adaptações nas agências ficarão sob a responsabilidade das próprias instituições bancárias dentro de um prazo máximo de 180 dias, contado a partir da publicação da lei em Diário Oficial do Município.
De acordo com a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Alynne Lima, com a lei será possível contribuir com a redução do índice de violência que se instalou nas saídas das agências bancárias, principalmente na Região Metropolitana de Belém (RMB). Ainda de acordo com a secretária, o órgão fiscalizador da lei será a Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Para o autor do projeto, o vereador Otávio Pinheiro (PT), com a instalação de barreiras físicas, denominadas de biombos, será mais difícil os criminosos identificarem quem são os clientes dos bancos que fazem retiradas de dinheiro e a quantia, para depois repassarem as informações por telefone celular aos outros bandidos escondidos nos arredores das agências. A partir da identificação da possível vítima, a pessoa que fez a retirada de dinheiro e sai do local se torna alvo fácil para os criminosos, conforme constatado polícia.
Texto: Luciana Benício (Comus/PMB)