Banco da Amazônia

Estatística do mês de outubro revela que o Santander foi o banco que mais demitiu




Fonte: Imprensa/SindBancários  

As instituições financeiras demitiram 27 trabalhadores em outubro de 2009, revela a estatística do Departamento Jurídico do SindBancários. Os números, que observam apenas a região de abrangência da entidade, demonstram que o Santander deve concluir o ano da mesma forma como terminou o mês de outubro: a instituição que mais demitiu trabalhadores.

O Santander, com 8 demissões registradas no mês, vêm seguido do Banco Safra, com 5, e do City Bank e Itaú/Unibanco, com quatro. O Bradesco registrou duas dispensas. Mesmo que o número de demissões tenha diminuído em comparação ao mesmo período do ano passado (foram 37 em outubro de 2008), ele ainda continua alto.

Já o número de pedidos de dispensa, que em outubro de 2008 foi de 21, aumentou para 33 este ano, demonstrando que os bancários continuam sofrendo pressão no ambiente de trabalho. O número de aposentadorias passou de três, em outubro de 2008, para sete, em outubro de 2009. São dados que demonstram que o quadro de pessoal vem sendo reduzido nas instituições, piorando o atendimento aos clientes.

Santander e Itaú/Unibanco, os líderes em 2009

O Santander é o líder de demissões no ano, tendo dispensado, até o dia 31 de outubro de 2009, 40 bancários. O banco é seguido de perto pelo Itaú Unibanco, que soma 37 demissões, pelo HSBC, com 28, e o Bradesco, com 26.

Para o SindBancários, os lucros apurados em 2009 demonstram que os bancos tem plenas condições para suspender as demissões, contratar mais funcionários, melhorar as condições de saúde, trabalho e segurança e garantir qualidade de atendimento aos clientes e usuários.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas