A AEBA esteve em Castanhal (PA) na última quarta-feira, 10, para participar da instalação do comitê do Fórum Social Mundial (FSM) naquele município. A Associação esteve representada pelo diretor Luis Paulo Amador, que integra o Grupo de Facilitadores e o GT de Mobilização do Fórum, que será realizado em Belém, em janeiro de 2009. Além da AEBA, participaram da agenda a Fetagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castanhal.
A cidade foi escolhida para ter um comitê porque faz parte da zona de influência do Fórum, abrigando dois grandes eventos internacionais que serão realizados no mesmo período do FSM, além de servir como cidade-dormitório para os visitantes. O comitê foi instalado na Associação de Moradores do Conjunto Rouxinol, localizado na periferia da Castanhal, e contou com participação do observador da ONU e membro da Associação Papa João XXIII no Brasil, Gabriel Muno, que desenvolve projeto educacional no conjunto, além da presença expressiva de alunos e moradores da área.
Depois da instalação, o diretor da AEBA visitou a Casa de Extensão da Universidade Federal do Pará em Castanhal, cedida para dar apoio ao comitê local e solicitou apoio do município quanto à participação dos movimentos sociais no grande evento. A prefeitura de Castanhal esteve representada por Severino Junior, da Secretaria de Promoção Social, e Graciete Leite, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Dando seguimento a agenda do dia, Luis Paulo conferiu o stand do FSM na 40º EXPOFAC, Feira Agropecuária de Castanhal, e aproveitou o ensejo para visitar a barraca do Banco da Amazônia no evento. “Castanhal precisa estar preparada para receber muitas pessoas, que irão debater também suas deficiências. Para isso, contamos com o apoio e investimento da Prefeitura do Município, que já está integrada nesse processo”, avaliou Luis Paulo.