A greve nacional dos bancários começou forte no Distrito Federal. Balanço parcial feito pelo Sindicato dos Bancários de Brasília mostra que, nesta quarta-feira (29), primeiro dia da paralisação, grande parte das agências amanheceu fechada. A mobilização dos bancários alcança todos os bancos, públicos e privados, em todas as regiões administrativas do DF. A adesão também é grande nos prédios administrativos.
Clique aqui para ver as imagens do primeiro dia de greve.
Veja aqui o vídeo da assembleia que deflagrou a greve.
"Essa greve já é histórica, pois foi a primeira a ser deflagrada em nível nacional, por assembleias simultâneas, em todo o país. A força da mobilização mostra o grau de organização que os bancários atingiram. E é só com um movimento forte como esse que nós conseguiremos arrancar as conquistas que queremos", afirma Rodrigo Britto, presidente do Sindicato.
A greve nacional abrange todos os 26 Estados, além do DF. Sem nenhuma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários de Brasília aprovaram, na tarde desta quarta-feira, em assembleia realizada na Praça do Cebolão, no SBS, a continuidade da greve por tempo indeterminado. Nova assembleia organizativa nesta quinta-feira (30), às 17h, também na Praça do Cebolão.
Os bancários estão em greve nacional por aumento real de salário, valorização dos pisos, combate ao assédio moral, fim das metas, proteção ao emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades e segurança contra assaltos e sequestros, entre outros pontos.