Banco da Amazônia

Hoje, uma pausa para a fé. Amanhã, greve continua!







Entidades respeitam a tradicional peregrinação de Nossa Senhora no Banco da Amazônia e retomam amanhã, o fortalecimento da greve

Sensíveis ao sentimento de fé dos empregados do Banco da Amazônia, diante das proximidades da maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, as entidades atenuaram hoje, os protestos que integram a greve nacional dos bancários na Matriz e Belém-Centro, face a tradicional peregrinação da imagem da Virgem de Nazaré e o Rito da Benção que acontece pela manhã na Matriz. Amanhã, o movimento grevista continua forte e ampliado, conforme orientação do Comando Nacional.


Os negociadores da Fenaban ainda não deram resposta ao Comando Nacional a respeito da reunião dos presidentes dos bancos, que seria realizada nesta segunda-feira. O anuncio desse encontro havia sido feito na última rodada de negociação, realizada na sexta-feira, 2, quando os representantes dos banqueiros mais uma vez frustraram os trabalhadores ao não apresentarem nova proposta.

Sem novidades, a assembleia geral da categoria desta segunda-feira (5), realizada ontem a noite no Seeb-PA/AP, aprovou a manutenção e ampliação da greve por tempo indeterminado. Sem nova rodada de negociação à vista (nem nacional, nem no Banco da Amazônia), a categoria não tem outra saída, senão manter a greve firme. Os trabalhadores também tiraram como ponto de concentração da greve para o dia de hoje, o Banco Real/Santader, que tem travado o processo negocial.


No Banco da Amazônia a situação continua em impasse com as negociações suspensas pela empresa desde o final do mês passado. Porém, enquanto aqui a situação se mantém travada face à postura dura do Banco, todos os outros bancos avançam em seus processos negociais com seus empregados.


Ontem, em Belém, foi a vez de o Banpará realizar mais uma rodada de negociação com as entidades, em busca de um acordo justo e coerente com as expectativas dos trabalhadores. Lá, em apenas duas rodadas, as entidades já conseguiram a garantia de que Banco irá seguir a mesa da Fenaban, inclusive PLR, e também iniciaram o debate sobre a pauta específica, de grande interesse do funcionalismo no Banpará. Uma nova rodada já ficou agendada para o próximo dia 9.


Orientações para a greve:

•    Acesse os meios de comunicação das entidades (www.aeba.org.br,  www.bancariospa.org.br, www.contrafcut.org.br, www.feteccn.com.br).

•    Estimule a disposição dos colegas, conversando sobre a campanha nacional e a importância de fortalecer a luta.

•    Vá às reuniões convocadas pelo Sindicato. Elas são importantes para debater e fortalecer a estratégia de mobilização para pressionar os banqueiros.

•    Nas paralisações e manifestações, reúna os colegas e, com o auxílio da AEBA e do Sindicato, faça o debate com funcionários de agências e concentrações para que participem da mobilização.

•    Desligue ou “perca” seu celular.

•    Afaste-se da polícia.

•    Com orientação da AEBA e do Sindicato, você e outros bancários podem ajudar a viabilizar protestos em outros locais além do seu.

•    Cuidado com e-mails, jornais e comunicados que não sejam das entidades.

•    Caso seja convocado a participar de contingência ou sofra pressão do banco, denuncie a AEBA e ao Sindicato pelos telefones 91 3242-1766, pelo ramal 3226 ou pelo e-mail aeba@aeba.org.br.

Todos os bancários têm de fazer a sua parte para que a campanha nacional da categoria seja vitoriosa.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas