No ano passado, internet ultrapassou terminais de autoatendimento.
Informações foram divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central.
Informações foram divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central.
A internet passou a ser, em 2009, o canal de atendimento bancário mais utilizado pela população brasileira. No ano passado, foram iniciadas pela internet 31% das transações bancárias, ultrapassando pela primeira vez os terminais de autoatendimento (ATM), informou nesta segunda-feira (5) o Banco Central, por meio do Anuário Estatístico sobre o sistema de pagamentos.
Dados do BC mostram que houve um forte crescimento no número de usuários que utilizam o chamado "acesso remoto" aos seus dados. Em 2008, pouco mais de 30 milhões de pessoas utilizavam a internet em suas transações bancárias, volume que subiu para quase 50 milhões de usuários no ano passado.
Ao todo, foram realizadas 8,41 bilhões de transações via internet em 2009, com crescimento de 15,6% sobre o ano anterior (7,27 bilhões de operações). O serviço mais utilizado pelos correntistas, pela internet, em 2009, foi o de consultas a saldos e extratos bancário – que concentou 40% das operações.
O pagamento de bloquetos de cobranças, e de convênios, por sua vez, atingiu 9,4% das operações realizadas no ano passado, enquanto que as transferências de crédito responderam por 8,2% das transações de 2009. Outras operações totalizaram 42,5%, de acordo com o Banco Central.
Apesar de perder a liderança para a internet, os terminais de autoatendimento também continuaram crescendo no ano passado. Em 2009, o número total de terminais somou 165,56 mil, 4,5% a mais do que os 158,41 mil registrados no fim do ano anterior. O número de transações subiu de 7,95 bilhões, em 2008, para 8,19 bilhões no ano passado.