Banco da Amazônia

Sindicato de SP vai à Alesp por empregos no BB e na Nossa Caixa

São Paulo – O Sindicato está em contato com os deputados estaduais paulistas, na Assembléia Legislativa, a fim de incluir a garantia de emprego e direitos dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Nossa Caixa no projeto de lei que irá tramitar no parlamento paulista para apreciar a venda do banco estadual para o federal.

Esta é a segunda ação direta realizada pelo Sindicato após a divulgação oficial do negócio, feita na quinta-feira, 20. Naquele mesmo dia, os representantes dos trabalhadores entraram em contato com a direção do BB para marcar uma reunião, que foi realizada na sexta, 21.

Na ocasião, o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, assumiu compromisso de garantir direitos e empregos dos funcionários do Banco do Brasil e da Nossa Caixa. Juntas, as duas instituições reúnem quase 100 mil trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, que participa das negociações, também está sendo exigida a unificação de direitos como Planos de Cargos e Salário (PCS), fundos de pensão e programas de assistência médica. "Defendemos que valha o mais vantajoso para os bancários, já que algo diferente disso significaria perda de direitos", diz Marcolino.

Além das questões trabalhistas, os trabalhadores querem a preservação das bandeiras dos bancos e que ambos mantenham seus papéis de instituições públicas voltadas ao fomento e desenvolvimento locais, ainda mais importantes no atual cenário econômico.

O negócio – O anúncio da venda foi feito na quinta-feira, dia 20. O Banco do Brasil pagará ao governo estadual R$ 5,38 bilhões pela alienação do controle acionário de 76.262.912 ações do banco estadual, 71,2% do capital. O valor será pago a partir de março de 2009, em 18 parcelas mensais corrigidas pela Selic.

O presidente do Banco do Brasil informou aos dirigentes sindicais que não há perspectiva de fechamento de agências e que, caso haja sobreposição de unidades e seja necessário fechar alguma, outra será reaberta no mesmo município ou nas proximidades. Lima Neto afirmou que todos os municípios brasileiros terão uma agência do banco.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Link: http://www.spbancarios.com.br/noticia.asp?c=9526

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas