Uma reunião de trabalho ocorrida hoje, na sede da AEBA, definiu os rumos da mobilização pelo piso salarial de engenheiros, arquitetos, médicos veterinários e agrônomos do Banco da Amazônia. Além da AEBA, participaram do encontro, representantes do Sindicato dos Engenheiros do Tocantins, e do Sindicato dos Bancários do Acre.
O objetivo da reunião foi organizar ações preparatórias para o Encontro Nacional dos TC´s, que deve ocorrer em breve. “Uma das decisões é que a AEBA será a aglutinadora, centralizadora das informações e ações envolvendo a questão dos TC´s, além de ser ela que irá buscar articulações com as entidades que podem estar envolvidas como os sindicatos dos bancários, sindicatos dos engenheiros e Crea”, disse Sergio Trindade.
O Encontro ainda não tem data definida para acontecer, mas sua realização deverá aguardar o fim do processo de execução da ação vitoriosa do Sindicato dos Engenheiros do Tocantins, que obriga o Banco da Amazônia a pagar o piso salarial de seis salários mínimos aos seus empregados que são engenheiros, arquitetos, médicos veterinários e agrônomos. Estima-se que o fim do processo de execução poderá ocorrer em março de 2009. “Vamos aguardar o fim do processo, ou seja, a obrigação do Banco de pagar o piso, já com todos os cálculos aferidos”, ponderou Sergio.
A AEBA convida todos os TC´s do Banco da Amazônia, para uma reunião informal no próximo dia 15 de dezembro, segunda-feira, para repasse de todas as informações com referência a reunião que aconteceu hoje.
Por Camila Moreira
Comunicação AEBA