Banco da Amazônia

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O Banco da Amazônia distribuiu, recentemente, circular aos administradores das agências, contendo instruções rigorosas sobre o combate às fraudes eletrônicas, com referência ao funcionamento dos terminais de auto-atendimento.

 

O fato de expedir instruções é considerado perfeitamente normal no processo administrativo, se a medida tem o cuidado de não causar exageros, confusões ou incompreensões no seu público alvo, no caso presente, os administradores das filiais do banco. Mas, isso, não é o que está acontecendo, lamentavelmente, no nosso banco.

 

O que causa espanto, são as ditas instruções abordarem questões para as quais os administradores das filias sequer receberam qualquer treinamento como lidar com o problema. Tratam de aspectos de como proceder com a segurança dos equipamentos eletrônicos, que exigem preparação adequada das pessoas que vão fazer as verificações de seu funcionamento.

 

Por outro lado, as referidas instruções chegam ao absurdo da insensatez que, para serem bem cumpridas, os administradores terão que passar, diariamente e nos finais de semana, ocupados em verem todas as imagens gravadas pelas câmaras de filmar, a fim de que possam descobrir “comportamentos suspeitos” na operação dos cash eletrônicos. Como se vê, até o sagrado momento de lazer, com os familiares, aos administradores é negado.

 

Enfim, são nada menos do que 27 questões a serem respondidas, diariamente, pelos administradores, sujeitas à comprovação por auditores, que vão desde quesitos como: O posicionamento e funcionamento da câmera fotográfica dos terminais bem como a nitidez da imagem estão adequados? Até recomendações como esta: Analisar as imagens do CFTV do dia anterior, na tentativa de identificar a adulteração do equipamento e possíveis suspeitos.

 

É o caso de se perguntar: Como os administradores podem executar suas verdadeiras funções? Ou seja, será que sobra tempo para as funções de PODC (planejamento, organização, direção e controle)? Será que para administrar uma agência bancária a função principal de seu gerente é cuidar da segurança dos equipamentos eletrônicos? Bem que o banco poderia contratar pessoas especializadas, para lidar com esses equipamentos, assim, seus administradores poderiam ficar liberados para o desempenho de atribuições mais importantes aos objetivos da Instituição.   

 

A instrução primordial de que os administradores de agência precisam, é aquela que dê o máximo de apoio, incentivo e bem estar a todos os empregados que trabalham nos lugares mais distantes de nossa região, às vezes em condições precárias e, assim, possam aproveitar todas as suas oportunidades no sentido de se dedicarem cada vez mais na missão principal do banco, que é promover desenvolvimento de nossa região.

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