A Associação dos Empregados do Banco da Amazônia participará esse ano de maneira diferenciada na Campanha Salarial 2011, com unidade na greve, sem aceitar uma proposta de acordo rebaixada. Estaremos na greve conjuntamente com o Sindicato, sem arredar o pé de nossas reivindicações para melhoria na qualidade de vida de todos os trabalhadores do Banco.
Não podemos deixar que aconteça como nas greves anteriores, onde o Sindicato jogava o peso para acabar com a greve aceitando a pauta rebaixada da FENABAN e do governo Federal. O Sindicato dos bancários e a CONTRAF querem discutir “Emprego Decente”. Vamos começar a debater o emprego decente a partir de nossa necessidade mais objetiva: Salário! Não apenas o nosso salário está defasado, como não temos isonomia com o BNB, ou demais Bancos Públicos Federais. Enquanto na CAIXA o piso salarial é de R$ 1.600,00 no BASA o piso é de pouco mais de R$1.200,00. Queremos bons salários para poder ter mais qualidade de vida e emprego decente. A luta pela isonomia salarial com os demais Bancos Federais é importante, assim como a recuperação das perdas históricas. Do aspecto salarial, nossa luta será grande, mas não a única.
A pauta específica do BASA será o ponto chave dessa campanha. Isso porque, na mesa de negociação específica não abriremos mão, nem aceitaremos propostas rebaixadas sobre Ponto Eletrônico, PCS e do Reembolso do Plano de Saúde. O Ponto Eletrônico é necessário para que os trabalhadores do BASA possam receber suas horas extras. Na atual forma que é registrada a freqüência dos bancários, nós somos os prejudicados. A diretoria do Banco deixa de pagar nossas horas extras já alegando que não é seguro o que está no livro de ponto, o que não poderia fazer se o controle de freqüência fosse digital.
Com o aumento de 15% na tabela de mensalidades por faixa etária do PLANCASF, que a
DIREX da CASF insiste em interpretar equivocadamente, há um fato inegável que precisamos mudar: o valor real do reembolso dos Planos de Saúde. Atualmente, com os aumentos da mensalidade da CASF, só quem vem arcando com isso são os empregados do BASA.
Falando diretamente, os reajustes da CASF, há pelo menos três anos, estão recaindo exclusivamente sobre as costas dos empregados. Todos os anos o Conselho Deliberativo da CASF encontra uma forma de livrar o Banco do aumento nos planos de saúde. Durante a Campanha Salarial queremos destacar 3 pontos sobre a CASF: 1. A revisão das tabelas de enquadramento no Saúde Amazônia pelos mesmos índices de reajustes salariais dos últimos dois anos, somados ao índice desse ano. 2. O aumento percentual da participação do Banco no custeio do PLANCASF para 55%, 75% e 95% de acordo com o nível de remuneração. 3. A revisão do acordo com entre o BANCO e a CORAMAZON objetivando garantir mais recursos para a CASF.
O PCS é uma pauta de extrema importância durante a Campanha Salarial. Esperamos com o novo PCS as correções das distorções administrativas e legais (ausência de promoção para muitos, piso salarial rebaixado, discriminação no acesso a função). Além de uma possibilidade real de crescimento no cargo e rever a atual metodologia de avaliação de desempenho. Um novo PCS pode evitar a imensa rotatividade dos cargos, no Banco bons funcionários já entram pensando em sair, pois as condições de emprego e salário do Banco não possibilitam que consolide bons funcionários.
Como podemos perceber, temos grandes desafios nesta Campanha Salarial. É preciso unidade na luta para fazer uma greve forte e organizada. Estamos junto com o sindicato na greve e chamamos os trabalhadores a participarem das assembléias, dos piquetes e mobilizações. Pois só assim, com muitos bancários na greve é que poderemos arrancar do Banco todas as nossas reivindicações e não acordos rebaixados.
A AEBA ESTÁ NA CAMPANHA SALARIAL 2011. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM.
ATO DA AEBA NA CAMPANHA SALARIAL
DIA 13/09/2011 ÁS 7h30, PRÉDIO MATRIZ DO BASA
:: Queremos ouvir sua opinião a respeito da Campanha Salarial 2011 e sobre os principais itens de reivindicação: Ponto Eletrônico, PCS e Reembolso do Plano de Saúde.
Visite o espaço “Opinião” no site da AEBA e deixe sua mensagem! Clique aqui ou siga o link para deixar sua mensagem: http://www.aeba.org.br/index.php?pg=opinioes
:: Confira os informativos da AEBA a respeito da Campanha Salarial 2011