A AEBA obteve hoje, 19/10, confirmação da audiência com o diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), Murilo Barella, a ser realizada no dia 25 de outubro, próxima terça, em Brasília. A reunião foi pedida pela Senadora Marinor Brito (PSOL-PA), no último dia 14, por solicitação da diretoria da AEBA. O objetivo da reunião é debater diretamente com o órgão a condição de “sub-bancários” a qual os trabalhadores do BASA são sujeitados pelo Governo Federal e a viabilização dos direitos previstos na pauta específica de nossa campanha salarial, bandeira maior de nossa Associação. Ou seja, abrir negociações de verdade, conseguir que o Governo se comprometa em cumprir e avançar na pauta especifica dos trabalhadores do BASA.
Conforme oficiado às Entidades Sindicais na ocasião do pedido da Senadora, o Sindicato dos Bancários do Pará (SEEB-PA) foi devidamente convidado a manter-se ao lado da AEBA e, conseqüentemente, dos empregados do Banco da Amazônia nesta luta, somando forças. Entretanto, o Sindicato preferiu a via da cisão, marcando as escondidas, através de correligionários ligados ao Governo Federal, uma reunião com o mesmo órgão para o dia de hoje, sem um debate com a base sobre os interesses e dividindo a discussão somente com as entidades da base governista (PT), transformando o ato em uma reunião entre amigos, sem reais garantias aos trabalhadores do BASA.
O objetivo da reunião com o DEST, no dia 25, será o oposto, demonstrando ao órgão federal as reais necessidades dos trabalhadores e da categoria como um todo, através da participação de representantes da AEBA, AFBNB, SEEB-MA e CONTEC (representando sindicatos AM e TO).
Antecipando-nos a uma possível omissão dessas entidades na reunião marcada para o dia de hoje, a AEBA estará no encontro com o Sr. Barella firme nas propostas de nossa pauta específica, construída com a categoria e exaustivamente debatida, às claras, ao longo de todo o ano de 2011.