Banco da Amazônia

AEBA e AFBNB se reunirão com DEST amanhã (25/10). Cruzaremos os braços por 2 horas

A AEBA, representada por seu presidente, Silvio Kanner, junto com a AFBNB, representada pela presidenta, Rita Josina Feitosa, se reunirão amanhã, 25/10, em Brasília, com o diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), Murilo Barella, onde irão expor as condições de “sub-bancários”, a qual os trabalhadores do Banco da Amazônia e do BNB são sujeitados pelo Governo Federal e a viabilização dos direitos previstos na pauta específica de nossa Campanha Salarial, ou seja, abrir negociação de verdade, conseguir que o Governo se comprometa em cumprir e avançar na pauta específica dos trabalhadores do Banco.

A AFBNB aproveitará a oportunidade para expor e cobrar soluções para as inúmeras pendências que se arrastam no BNB, e iniciar um diálogo que se espera ser permanente com o DEST. Essa é a primeira vez que a AFBNB tem a oportunidade de se reunir com o Departamento. Trata-se, portanto, de um fato importante, haja vista dificuldades encontradas em tentativas anteriores. A reunião foi pedida pela Senadora Marinor Brito (PSOL-PA), no último dia 14/10, por solicitação da Diretoria da AEBA.

Ambas as associações, AEBA e AFBNB, foram excluídas unilateralmente dos processos de negociação. No entanto, a premissa de representar e defender os interesses de seus associados é inerente a qualquer entidade de trabalhadores e não se restringe de maneira nenhuma ao período de campanha salarial.

Conforme oficiado às Entidades Sindicais na ocasião do pedido da Senadora, o Sindicato dos Bancários do Pará (SEEB-PA) foi devidamente convidado a manter-se ao lado da AEBA e, conseqüentemente, dos empregados do Banco da Amazônia nesta luta, somando forças. Entretanto, o Sindicato preferiu a via da cisão, marcando as escondidas, através de correligionários ligados ao Governo Federal, uma reunião com o mesmo órgão, dia 19/10, sem um debate com a base sobre os interesses e dividindo a discussão somente com as entidades da base governista (PT), transformando o ato em uma reunião entre amigos, sem reais garantias aos trabalhadores do BASA.

O objetivo da reunião com o DEST, no dia 25, será o oposto, demonstrando ao órgão federal as reais necessidades dos trabalhadores e da categoria como um todo, através da participação de representantes da AEBA, AFBNB, SEEB-MA e CONTEC (representando sindicatos AM e TO).


Tendo em vista a natureza dos dois bancos de desenvolvimento – BASA e BNB – e as demandas parecidas das duas associações – AFBNB e AEBA – a AFBNB tem a expectativa de que o diálogo seja proveitoso e que essa reunião seja um divisor de águas na relação entre as demandas dos trabalhadores e o DEST. A cobertura do encontro será disponibilizada no site da AEBA e da AFBNB.

Desse modo, a AEBA convida todos os funcionários do Banco da Amazônia, mesmo aqueles que estão dentro das agências, para que amanhã (25/10), cruzem os braços, por 2h, como protesto contra esta Diretoria do Banco e assim buscarmos, junto ao DEST, encaminhamentos que sejam satisfatórios à categoria do BASA.

Fonte: AEBA e AFBNB

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas