A reunião marcada pela Senadora Marinor Brito (PSOL-PA) para esta terça-feira (25), entre o presidente do DEST, Murilo Barella, e os representantes de entidades de trabalhadores, AEBA, AFBNB, CONTEC e de Sindicatos do Maranhão e Amazonas, aconteceu, porém o DEST se retirou unilateralmente da reunião após ouvir as reivindicações das entidades.
O representante do DEST alegou que as negociações devem acontecer diretamente com os Bancos, diante dessa alegação as entidades julgam que o BASA boicotou a reunião com o DEST, pois em mesa de negociação a presidência da Comissão de Negociação do BASA afirmou que o Banco não possui autonomia para decidir sobre as negociações, prova disso é que dias antes os presidentes do BASA e do BNB estiveram reunidos com o DEST onde os próprios presidentes dos Bancos Regionais acordaram que as negociações específicas deveriam ser mantidas no âmbito das próprias Instituições, não devendo sofrer a influência do Órgão. Em caráter não oficial, o Sr. Barella, respondendo ao questionamento do representante de nossa Associação, esclareceu aos presentes que o DEST seguirá a orientação. O BASA tenta driblar a tentativa das entidades em arrancar propostas decentes para seus trabalhadores, isso mostra o desrespeito e a má vontade em oferecer uma proposta diferenciada a seus empregados. Louvável foi a atitude do BNB, que após a reunião com o DEST apresentou nova proposta a seus trabalhadores.
A AEBA julga indecente e desrespeitosa a esquiva do BASA para todas as propostas apresentadas pelas entidades ao alegar falta de autonomia para decisões relativas a concessões aos trabalhadores, remetendo sempre a uma suposta necessidade de anuência do DEST, agora sabe-se que na realidade há sim o desleixo e indiferença da direção do Banco da Amazônia com seu trabalhador, a Direção do Banco delegaou ao DEST a competência decisória, e agora o Órgão Federal devolve tal competência ao Banco.
Durante toda essa Campanha Salarial, a AEBA tem apoiado as entidades e aplicado todos os seus esforços na resolução negociada das questões envolvendo nossa Pauta específica. Todas as tentativas de aproximação e negociação sejam com a Diretoria do Banco, Sindicato e outras entidades envolvidas nas questões de interesse de nossos associados, estão sendo empregadas.
Pela manutenção da greve em defesa dos direitos dos trabalhadores do BASA!