Após reunião entre o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), o presidente do Banco da Amazônia e o presidente do Banco do Nordeste, realizada ontem, 24/10, onde o Governo autorizou os Bancos a apresentarem nova proposta aos bancários. A direção do BNB formalizou, ontem mesmo, a nova proposta, que será analisada hoje, em assembleia, pelos empregados do Banco.
Porém, o Banco da Amazônia, até o momento, ainda não se manifestou sobre o assunto. Diante disso, o Sindicato dos Bancários do Maranhão enviou uma Carta à Comissão de Negociação do Banco cobrando que seja apresentada esta nova proposta, para ser avaliada pelos trabalhadores, considerando as suas justas reivindicações específicas, e lembrando, ainda, que são os bancários com os menores salários do país.
Reforçando nossas ações, o presidente da AEBA, Silvio Kanner, está em Brasília, hoje, para reunir com o DEST, junto com AFBNB, CONTEC e SEEB-MA, onde irão expor as condições de “sub-bancários”, a qual os trabalhadores tanto do Banco da Amazônia como do BNB são sujeitados pelo Governo Federal, bem como viabilizar os direitos previstos na pauta específica, e reabrir o processo de negociação, além de conseguir que o Governo se comprometa em cumprir e avançar na pauta específica desses trabalhadores.