No dia 07.03.2012 a candidata Gerente Executiva da GESUP fez circular no sistema interno de correio eletrônico do Banco uma nota desferindo acusações grosseiras e infundadas sobre a postura da AEBA nesta eleição para o CONSAD.
Consideramos as acusações feitas pela candidata como uma atitude de desespero, diante do quadro eleitoral resultante do primeiro turno das eleições. Lembramos que como Gerente Executiva do Banco durante muitos anos a candidata certamente teve diversas oportunidades para interferir nos rumos do Banco, mas não o fez.
Nesta eleição a AEBA está tendo uma postura correta e coesa. Sabemos que em processos como esse a Diretoria do Banco usa seu peso hierárquico para fazer valer sua posição. O apoio da AEBA ao Ximenes foi debatido em ampla reunião na sede da AEBA, bem como as principais lideranças de todos os estados. A revolta da candidata está baseada na certeza de que sem a participação da AEBA nesse pleito sua vitória estaria garantida. Mas não podemos como diretoria nos omitir em um momento tão delicado. O Banco precisa mudar para melhor e para isso terá que construir novos caminhos, novas perspectivas e consequentemente novos quadros, inclusive de diretoria.
Temos toda a humildade em afirmar para os empregados do Banco que buscamos sempre adotar a postura mais honesta e séria em todos os processos. Foi assim durante a campanha contra os novos planos da CAPAF, em que a Candidata esteve ao lado da Diretoria do Banco. Foi assim durante a campanha salarial em que a candidata esteve ao lado da Diretoria do Banco. Foi assim na discussão da reforma estatutária da CASF, em que a candidata aprovou no CONDEL da CASF, defendeu e fez campanha pela aprovação de um estatuto autoritário e que retirava direitos dos associados. Felizmente, a AEBA estava vigilante e conseguiu, na discussão com os empregados, evitar a aprovação do estatuto. Tem sido assim ano CONDEL da CASF, o qual a candidata faz parte. Foi assim na questão do Seguro dos Altos Executivos, que a AEBA propôs o cancelamento da apólice e a candidata foi contra, pois também está coberta pelo seguro.
Toda a Diretoria da AEBA está empenhada na campanha de Antonio Ximenes à exceção do membro da comissão eleitoral que também é diretor da AEBA e do Diretor da AEBA que assinou a carta de apoio a ela. Neste caso, temos que observar que esse diretor está lotado na gerência da candidata – ainda que isso não justifique o feito, deve ser considerado em uma avaliação atenta. É mais honesta a posição da AEBA que, publicamente, assume seu ponto de vista. Ao contrário disso, os apoiadores da candidata foram surpreendidos pelo “vazamento” do e-mail do Secretário Executivo da SEORP que proporcionou aos empregados do BASA saberem que, “por debaixo dos panos”, se arquitetou o apoio da Diretoria do Banco à sua candidatura.
A nota da candidata reflete certamente que a Diretoria do Banco está com medo de perder essa eleição, por que sabe que não terá mais entre os membros do Conselho de Administração alguém que se cale diante dos problemas e das injustiças cometidas.
Sopram os ventos da mudança!
Mas o status quo ainda resiste, se debate, acusa, falseia!
Só não consegue esconder sua natureza: lutar com unhas e dentes para que tudo permaneça como sempre esteve.
A lei e bem clara, temos o direito de eleger um representante dos empregados para o Conselho de Administração do Banco. Então vamos votar em um legítimo representante dos empregados. Por isso a Diretoria da AEBA sugere o voto em ANTONIO XIMENES.
A AEBA REFORÇA: MARQUE UM X NO XIMENES E AJUDE A MUDAR A HISTÓRIA DO BANCO DA AMAZÔNIA.