Diretoria da AEBA vai realizar um grande ato em defesa do BASA na próxima segunda-feira (09) pela manhã em frente a agência Matriz. Todos os funcionários estão convidados a dar os parabéns a esse "Senhor" que aos setenta anos tem contrbuído decisivamente para o desenvolvimento da região.
O Banco da Amazônia completa no próximo dia 09 de julho, 70 anos. É um motivo de orgulho para todos nós que há anos dedicamos nossas vidas, com trabalho árduo e profissionalismo público em servir os maiores acionistas do BASA que são os cidadãos e cidadãs dessa imensa região Amazônica.
O BASA, é um Banco comercial de economia mista, organizado sob a forma de sociedade anônima de capital aberto onde o Governo Brasileiro detém a maioria das ações. Fundado em 1942, durante a II Guerra Mundial por Getúlio Vargas sob o nome de Banco de Crédito da Borracha, sua criação é resultado da estratégia de guerra dos aliados e contava com a participação acionária dos Estados Unidos e Brasil.
Inicialmente, o objetivo era reativar a atividade seringueira, matéria-prima da borracha, em declínio desde a I Guerra Mundial na Amazônia, já que era a única região – livre do conflito – que detinha condições de produzir látex nas proporções desejadas para o aparato bélico.
Com um passado rico em dedicação ao povo amazonida brasileiro, mas com um presente que coloca os interesses públicos, fim maior do BASA, em risco pelas constantes ameaças, ora de privatização, ora de incorporação por outros bancos públicos, o Banco da Amazônia, tem em seus funcionários os maiores defensores para que o mesmo continue remando contra a maré das direções que se sucedem à frente do Banco com o intuito de continuarem a sufocar esta que é a principal intituição de fomento e que em 2011 obteve, segundo informações do próprio Banco, um faturamento de R$ 972,6 Milhõese lucro líquido de R$ 78,5 Milhões de Reais.
Maior que todas as direções que o Banco já teve, os funcionários são os que realmente têm interesse em um banco forte, com presença na região é com uma estratégica voltada realmente para o desenvolvimento econômico, especialmente, pelo fato da região representar 59% do território brasileiro.
Por isso, no próximo dia 09, segunda-feira, a partir das 9 horas, a diretoria da AEBA está convidando todos os funcionários e funcionárias para estarem em frente à agência Matriz, cantando Parabéns, cortando e distribuindo bolo e guaraná, em defesa do BASA, assim como renovando votos de vida longa para esta que é a mais importante instituição pública de desenvolvimento econômico e social da Amazônia.
Contamos com você!
Parabéns, Banco da Amazônia pelos 70 anos! Continuamos na luta em sua defesa.
Diretoria da AEBA – Gestão “É a Hora da Mudança” / 2011/2013.