Ato visa pressionar o Congresso Nacional a aprovar PL que prevê a igualdade de direitos entre novos e antigos bancários.
Em ato público realizado nesta sexta-feira (31/08), em frente à agência da Caixa Gonçalves Dias, no Centro de São Luís, o SEEB-MA reforçou a luta pela isonomia nos bancos públicos federais.
O ato teve como objetivo pressionar o Congresso Nacional a aprovar o Projeto de Lei Nº 6.259/2005 que prevê a igualdade de direitos entre novos e antigos empregados da Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
Para o presidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento, a falta de isonomia fortalece a discriminação. “É inadmissível que trabalhadores que exercem a mesma função recebam salários e vantagens diferentes”.
O presidente criticou ainda a atuação da Contraf-CUT, que nas campanhas salariais, tem ignorado a isonomia, vista como uma das principais reivindicações dos bancários nos últimos anos.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS
Entenda o caso
Todo o problema começou no Governo FHC com a publicação das resoluções 9 e 10 pelo Conselho de Coordenação e Controle das Estatais (CCE/Dest). De acordo com as medidas, os bancários admitidos a partir de 1995 teriam menos direitos e benefícios que os antigos, apesar dos cargos e serviços realizados serem os mesmos.