A assinatura do acordo específico do BNB acontece nesta segunda-feira (08/10), em Fortaleza. Pelo menos, é o que está previsto, conforme compromisso assumido pela direção do banco em mesa de negociação, no último dia 26.
De acordo com a proposta específica do BNB, em relação à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), o banco vai distribuir até 9% do lucro líquido, conforme autorização do Dest (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), seguindo a regra da Fenaban (90% do salário R$ 1.540,00 fixos), não limitado ao valor de R$ 8.414,34 da proposta da Federação.
A empresa também vai pagar 2% do lucro líquido anual, distribuído de forma linear, a título de PLR adicional e 3% do lucro líquido, também de forma linear, referente à PLR Social.
Ainda faz parte do compromisso, a revisão do PCR (Plano de Carreiras e Remuneração). Os trabalhadores defendem a proposta construída no Grupo de Trabalho que já foi entregue ao banco. O acordo ainda inclui pontos como contratação, protocolo para combate do assédio moral e segurança.
Pelo calendário divulgado pelo Banco do Nordeste, em 22 de outubro, os empregados recebem o pagamento do adiantamento da PLR e no dia 25, será creditada a diferença dos salários de setembro.
Fonte: SEEB-MA