Ter, 30 de Abril de 2013 13:54 Comunicacao Sintrajufe
A segunda-feira, 29 de abril, foi intensa para a categoria dos trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU. Numa histórica votação que confrontou duas posições antagônicas, e que se refletirão na história de luta da categoria, os delegados do 8º Congresso Nacional da Fenajufe acabaram por aprovar, por 269 a 206 votos, a DESFILIAÇÃO da FEDERAÇÃOà Central Única dos Trabalhadores, repondo dessa forma a Fenajufe em seu lugar histórico na luta dos trabalhadores – lugar esse que a central em questão resolveu abrir mão pelos nacos de poder com a ascensão de Lula, Dilma e PT ao governo. Pelo menos é o que se pode depreender da votação ocorrida nesta segunda-feira em Minas Gerais.
Na rede social facebook, os servidores saudaram a decisão do Congresso. Entre os comentários no grupo PCS-JÁ, fundado pela própria categoria durante a luta pelo reajuste, não houve quem defendesse a permanência à Central. Entre as falas, algumas ressaltaram o simbolismo de tal decisão ser tomada às vésperas do Dia do Trabalhador, numa alusão ao fortalecimento da posição da Federação nesse campo. Para outros, esse foi ainda o resultado de "anos de traições e pelegagens" da Cut para com a categoria e para com o funcionalismo, como restou evidenciado na última grande mobilização em Brasília, em que um dos temas centrais da marcha do último dia 24 foi a anulação da reforma da Previdência, o que a Cut negou-se a também defender, mostrando-se claramente contra uma bandeira de luta dos servidores públicos e a favor do governo-patrão. Os que não estiveram no Congresso, também pela Internet, saudaram "os que votaram a favor dos servidores e contra a Cut". Vale lembrar também o fraco desempenho da Central ao lado da categoria, durante os anos de luta para sair de um congelamento salarial de mais de meia década. Tudo isso pesou para o resultado.
Outros trabalhadores, além de associarem a desfiliação ao Primeiro de Maio dos Trabalhadores, observaram tal decisão acontecer na "terra de Tiradentes", saudando a votação com um "Liberdade, ainda que tardia". Para outros, essa foi uma decisão sensata, haja vista que "não dá para ter o governo dentro da Fenajufe", associando a outrora gloriosa história da Cut ao governo.
Outros Embates
Plano de Lutas e Reosluções do Congresso também refletiram o embate entre posições governistas e outras que pregam independência da categoria frente ao governo-patrão. Ao anunciar na manhã desta terça-feira o resultado da histórica votação que acabou por desfiliar a Federação à Cut, em sua página na Internet, a Federação anunciou que a divulgação de tudo o que foi aprovado no Congresso sairá tão logo haja tempo hábil para publicação. Acompanhe aqui pelo Sintrajufe esses desdobramentos.