Banco da Amazônia

Tentativas de fraudes contra bancos e financeiras aumentam 21% no 1º trimestre

Quadrilhas especializadas já tentaram aplicar 106 mil golpes

As tentativas de fraudes contra bancos e instituições financeiras cresceram 21% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2012, aponta pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira (4).

De janeiro a março deste ano, as quadrilhas especializadas tentaram aplicar 106.514 golpes contra 97.907 ocorrências no primeiro trimestre do ano passado.

A invasão das contas ocorre quando um fraudador consegue os dados bancários ou de cartão de credito do consumidor e os utiliza como se fosse o verdadeiro dono da conta. O fraudador solicita novos cartões de credito ou talões de cheques e, ao utilizá-los, deixa os gastos para a vítima.

O gerente corporativo da Serasa Experian, Celso Pinto, explica que há uma série de medidas preventivas. A primeira delas é a checagem das informações — como Nome, endereço, telefones, local de trabalho, renda e referências bancárias — do interessado no financiamento.

A verificação inclui listas de óbitos, uma vez que quadrilhas usam a identidade de pessoas falecidas para conseguir crédito.

O resultado final da fraude é o calote. Porém, há maneiras de diferenciar a inadimplência verdadeira daquela provocada pelo crime organizado, lembra a Serasa Experian.

— Isso impede o encaminhamento de CPFs de clientes com dados roubados aos órgãos de proteção ao crédito.

Fonte:

http://noticias.r7.com/economia/noticias/tentativas-de-fraudes-contra-bancos-e-financeiras-aumentam-21-no-1-trimestre-20130604.html?question=0

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas