AEBA critica exclusão de vagas para Tc’s em novo concurso do BASA
A Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) anunciou a realização de uma reunião ontem, quinta-feira (6), com aprovados do Concurso Público promovido em 2012 pelo Banco da Amazônia.
O objetivo da reunião é apresentar aos concursados a ação que a Asconpa ajuizará contra a instituição, para que seja cancelado o concurso recentemente aberto que oferta as mesmas vagas para o cargo de técnico bancário, ofertadas no concurso anterior. Uma das reclamações da Asconpa é que ainda tem candidatos aprovados aguardando convocação.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, “se têm concursado aguardando ser chamado em concurso ainda na validade, que sejam esgotadas as chamadas destes, para então abrir um novo certame”. Emílio afirma ainda que esta possibilidade está inclusive prevista e vedada no artigo 37 (IV) da Constituição Federal, que proíbe a administração pública de dar início a outro concurso público quando existem candidatos habilitados em concurso anterior.
A reunião aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (Sintsep – PA), localizado na travessa Mauriti, 2239, em Belém.
O DOL tenta contato com o Banco da Amazônia para esclarecimentos.
Fonte: (DOL, com informações da Asconpa)
Ainda em relação ao novo concurso promovido pelo BASA, a AEBA levanta outro questionamento, a ausência de vagas para profissionais de nível superior. Nesse sentido, a Associação encaminhou documento aos Conselhos Regionais relatando a preocupação em a instituição cercear as oportunidades para os profissionais.
Ao excluir profissionais de carreiras técnico-científicas do seu quadro, o Banco fragiliza a capacidade de gerar soluções de crédito adequadas para atender à demanda que a economia e a sociedade amazônica precisam, nos diversos ramos de atividades econômicas.
Com esse entendimento, a AEBA pretende realizar ações conjuntas aos Conselhos Regionais para primar pelo fortalecimento do quadro de empregados da instituição, também a luta dos Conselhos enquanto entidades com a missão de consolidar o respeito e a dignidade aos profissionais de nível superior devidamente registrados e aptos a exercer a profissão, em prol da excelência dos serviços prestados à sociedade em geral, pautados no desenvolvimento sócio-econômico do nosso país e da nossa região.
ASCOM AEBA