Programada para abril/2013, como prevê o Estatuto, a eleição para o novo Conselho Fiscal da Casf, enfim acontecerá no dia 23 de agosto, quando a instituição vive um clima de incertezas a respeito da sua própria sobrevivência, a partir da crescente insatisfação dos beneficiários em relação ao lastimável padrão de atendimento em muitas das praças onde atuamos e, principalmente, em face das constantes majorações no custo dos planos, em percentuais já não mais suportados pela grande maioria dos associados.
Do pleito que deveria ter properado em abril, além da repulsiva prorrogação do mandato do atual CONFIS, restou ainda o disperdício de mais de R$ 50.000,00 – apenas com os custos diretos do processo, ônus incompatível com a capacidade de pagamento do associado, ele que, afinal, é quem paga a conta.
Diante de todas as circunstâncias pelas quais passamos enquanto associados da CASF, resta a certeza de que REAGIR É PRECISO. E reagir é votar na CHAPA 2, que no seu projeto de ação, defende como premissas fundamentais:
1. A DEMOCRATIZAÇÃO da gestão da CASF, a partir do Conselho Fiscal, para que a TRANSPARÊNCIA seja uma realidade dara, objetiva e verdadeira;
2. O CUMPRIMENTO do que determina a Lei e prevê o Estatuto, no âmbito do Conselho Fiscal, sem prejuízo de outras iniciativas e, não proibidas, possam contribuir para a recuperação da CASF, a exemplo da implantação de relatórios semestrais de aderência dos atos da Diretoria Executiva, prática já usual em entidades do gênero;
3. INDEPENDÊNCIA real, absoluta e irrestrita do Conselho Fiscal, em relação aos demais poderes estatutários da Entidade, sem prejuízo da recomendável valorização dos princípios da ética e da moral que regem o sadio relacionamento entre as pessoas e as instituições.
Conheça os participantes da Chapa 2:
Membro Titular
1. Antonilson Marques: Formado em Ciências Econômicas e em Direito. Foi Coordenador da área de Risco de Mercado e Liquidez no Banco da Amazônia de 2007 a 2011 e atualmente, é Analista de Risco de Mercado e Liquidez.
Membro Titular
2. Clezon Santos: Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria e Controladoria. Exerce a função de Analista – Técnico Científico no Banco da Amazônia desde 2001.
Membro Titular
3. Francisco Sidou: Jornalista Profissional ; formação acadêmica em Psicologia (bacharelato); Técnico Bancário aposentado. No Banco da Amazônia exerceu as funções comissionadas de Ch. de Seção, Ch. de Divisão Administrativa, Coord. Adm. e Coord. Geral do Centro de Treinamento (CETRE), além de Assessor de Comunicação Social. Na CASF , exerceu as funções de Assessor e Gerente de Comunicação Social, além de editor do Informativo Saúde CASF. Foi também diretor e presidente do Bancrévea. Possui ainda cursos de Administração & Treinamento (PUC-Rio) e Formação Básica em Previdência Complementar (GlobalPrev/SP).
Membro Suplente
4. Elen Cristina da Silva (suplente): Formada em Economia, é mestre em Planejamento do Desenvolvimento e especialista em Gestão Pública, Planejamento e Meio Ambiente. Exerceu a função de Economista – Técnico Científico 3 no Banco da Amazônia em 2001 e atualmente, é Analista Pleno na Coordenadoria de Agricultura Familiar – Gerência de Microfinanças e Agricultura Familiar.
Membro Suplente
5. Gilson Afonso de Medeiros (suplente): Formado em Engenharia Civil, possui MBA em Mercado Financeiro. Atualmente é Analista Pleno da GEROF/COFIN e Conselheiro suplente da AEBA.
Membro Suplente
6. Silvio Kanner (suplente): Formado em Engenharia Agrônomica, é Técnico Científico 3 e Analista de Projetos no Banco da Amazônia desde 2001. É o atual presidente da AEBA.