Instituição financeira contratou mediante licitação, empresa especializada para o fornecimento e controle da dosagem de café consumida por cada empregado.
Parece brincadeira, mas não é, a última “peripécia” da diretoria do Banco da Amazônia agora é controlar o consumo do famoso “cafezinho” oferecido pela instituição a seus empregados. O que para muitos é como um “parceiro de trabalho”, agora, ele tem dosagem certa para consumo. Interpretar essa medida como uma preocupação da instituição em preservar a saúde de seus empregados que ingerem a bebida em excesso, é um engano, a decisão visa exclusivamente diminuir os gastos do banco.
Além do prazer em degustar o café, estudos comprovam que o consumo de três a quatro xícaras ao longo do dia combate os radicais livres, previne a depressão, odiabetes. A bebida também ajuda a aliviar as dores musculares, além de melhorar a memória e ajudar a prevenir o câncer de pele e de fígado, além de dar um ânimo extra para a realização das tarefas do dia, ajuda a manter a energia e tirar o sono para horas de trabalho, por exemplo.
Agora, além das preocupações rotineiras com os trâmites administrativos, as responsabilidades do trabalho e com as metas a serem alcançadas, os empregados do Banco da Amazônia serão obrigados a não ultrapassar a quantidade de café diária designada para cada um, que é de 150 ml.
Ao invés de procurar, dar solução para os problemas de cunho fundamental para a instituição, parece que a diretoria do Banco não tem nada de mais importante, interessante e de maior complexidade a fazer.
A AEBA informa que, o associado que extrapolar a sua cota e sentir vontade de tomar um cafezinho, a Associação está à disposição, café preto ou com leite a gosto!
Abaixo, reprodução do informativo encaminhado pela Gerência de Suprimentos e Patrimônio do Banco da Amazônia, informando sobre a resolução.
Caros Gestores,
A GESUP comunica que a empresa IMPACTO EVENTOS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS S/S LTDA-ME foi contratada, via processo licitatório, para o fornecimento de café pronto e quente para consumo a ser servido nas dependências do edifício sede e almoxarifado do Banco da Amazônia.
O serviço será iniciado no dia 28/08/2013, nas seguintes condições:
- Produto: café pronto, quente, com açúcar e sem açúcar;
- Média de consumo: 150 ml (3 xícaras de café) por pessoa e por turno;
- Temperatura: em torno de 90ºC;
-
Entrega: de segunda a sexta-feira, diariamente, aos supervisores administrativos, nos seguintes horários:
- Até as 8:00 horas pelo período matutino
- Até as 13:30 horas pelo período vespertino
- Até as 18:00 horas no período noturno.
- O horário de retirada das garrafas será às 18:00horas.
- O café será servido em garrafas térmicas retornáveis, de material inox, com mecanismo de pressão, com a indicação na garrafa do tipo de café;
- As garrafas térmicas serão distribuídas por bloco (A e B), com as doses estimadas pelas quantidades de pessoas lotadas em cada bloco, não havendo individualização de garrafas por coordenação/supervisão.
Por se tratar de um processo novo, solicitamos que os supervisores administrativos acompanhem a primeira semana do serviço, informando-nos dos excessos ou falta de café, a fim de que possamos realizar os ajustes possíveis e necessários.
Contamos com a colaboração de todos para que a mudança do processo ocorra de forma tranqüila. Em anexo segue a planilha com a quantidade de doses a serem distribuídas nos pavimentos do edifício sede.
Cordialmente,
Lisete Maria Hortêncio Batista
TB-15 Gerente Executivo
GESUP – Gerência de Suprimentos e Patrimônio.