A Diretoria do Banco da Amazônia apresentou nova proposta na segunda-feira, 21, para as entidades. A Diretoria da AEBA fez uma primeira avaliação da proposta, ressaltamos que após 33 dias de GREVE esta é a segunda proposta apresentada pelo Banco da Amazônia. A seguir apresentamos nossa avaliação preliminar sobre a proposta. Uma nova reunião de avaliação será convocada para hoje, 22.
1. A GREVE continua nesta terça-feira, as assembleias para avaliar a proposta serão realizadas somente amanhã e as assembleias podem ainda não aceitar a proposta. Pedimos para as agencias debaterem a proposta e enviarem uma posição para a AEBA.
2. Consideramos que o Banco ainda tem como avançar na sua proposta, as assembleias serão realizadas amanhã e esse tempo é suficiente para que a Diretoria do Banco busque alternativas para melhorar a proposta, principalmente em relação à Lateralidade e PLR.
3. Além disso, dois pontos da proposta são vistos como limitadores pela Diretoria da AEBA para uma sinalização positiva. O item de revisão do ACT que retira a AEBA do COMIR para nossa Diretoria é inegociável. O prejuízo para os associados será incalculável caso esse item do ACT seja aprovado.
4. O item de reabertura dos planos saldados também deve ser retirado da proposta uma vez que os Planos Saldados representam um profundo ataque do Banco contra os participantes da CAPAF e não podemos aceitar que esse item figure como item de pauta atendido pelo Banco.
Consideramos, por fim, importante a postura do Banco em apresentar uma nova proposta no dia de hoje. Significa que retomamos o caminho do diálogo e da livre negociação entre as partes o que certamente é o melhor caminho para o fechamento dessa campanha salarial.
Diretoria da AEBA