Para informações, procure a AEBA (91) 3242-1766
O Banco anunciou o processo eleitoral que visa eleger representantes dos empregados no COMIR com inscrições no período de 29/11 a 04/12/2013, por requerimento a ser encaminhado para o email GERHU SELEÇÃO.
Ao COMIR compete, dentre outras:
a ) manifestar-se sobre inquéritos administrativos de alçada da Diretoria Executiva;
b) julgar irregularidades praticadas por ex-empregados, empregados, comissionados ou não, conforme enquadramentos e valores pré-definidos;
c) apreciar recursos interpostos em decorrência de decisões originárias do próprio Comitê;
d) manifestar-se à Diretoria a respeito de pedidos de revisão de inquéritos administrativos decididos pela Diretoria Executiva.
Para participar, o interessado deverá atender as seguintes condições, na data de inscrição:
a) possuir no, mínimo, dois anos de efetivo serviço no Banco;
b) possuir curso superior completo ou em andamento;
c) não estar respondendo a processo de qualquer natureza e/ou ter sido penalizado nos últimos dois anos;
d) não se encontrar com contrato de trabalho suspenso ou interrompido.
O Banco custeará as despesas com os deslocamentos dos empregados eleitos, quando convocados para as reuniões do COMIR nesta Matriz.
Lembramos que cada Unidade também deverá providenciar a eleição de empregado para participar de seu Comitê de Administração.
A AEBA também orienta a realização de Eleição Suplementar em todas as unidades do Banco para a escolha de Representantes da Associação. É importante que todas as unidades façam a escolha até o mês de dezembro, para que em 2014 todos tenham representação junto à Associação e ao Banco. Veja por que:
O Representante é um parceiro fundamental no desempenho das atividades da AEBA junto aos seus associados pela melhor organização e fortalecimento das nossas lutas.
A importância em ter um representante:
Conforme noticiado pelo Banco, a partir de janeiro de 2014, todas as unidades do Banco, por força do acordo coletivo terão que eleger um colega para representar os empregados de sua unidade nos casos de inquérito administrativo. O ideal é que o representante da AEBA, também seja o representante dos empregados das unidades nos casos em que houver abertura de inquérito administrativo contra qualquer funcionário, e assim ser subsidiado, orientado pela Associação para monitorar, atuar com maior propriedade. Além de:
- Aproximar mais a Associação da Base dos Trabalhadores, aprofundar a democracia da entidade ampliando a participação de mais trabalhadores na reunião de planejamento.
- A figura do Representante da AEBA é um elemento indispensável para mediar as decisões, orientações e entre a Associação e seus associados, sendo o principal elo de ligação entre os empregados do Banco e a AEBA, encaminhando os pleitos ou documentos e, cuidando dos interesses da entidade junto à dependência que representa.
Conheça as principais tarefas do Representante conforme o Estatuto da AEBA:
· Decidir assuntos de interesse da AEBA e de seus associados, específicos de unidade;
· Apreciar as reivindicações de associados a serem apresentadas à Direção Geral do Banco, através da AEBA;
· Participar de comitês do Banco, na forma dos normativos internos e em acordo coletivo de trabalho;
· Participar nos eventos internos e externos de interesse da categoria;
· Promover reuniões elaborando atas dos presentes e remeter para a Diretoria Regional.