Banco da Amazônia

PREVI: Não aceitamos ser enganados!

Não aceitamos ser enganados!
Diretores eleitos, mais uma vez, não representaram os interesses dos trabalhadores!

O ano de 2014 não começou bem para o funcionalismo do BB. Todos os participantes do Plano 1 receberam a notificação, assinada pela Diretoria da Previ, comunicando o encerramento do BET (Beneficio Especial Temporário) e a retomada da cobrança das contribuições referentes ao Plano 1.

O resultado será que os aposentados, de forma abrupta, terão uma redução salarial próxima de 25% – 20% referentes ao BET e 4,8% referentes à contribuição mensal. Para os que estão na ativa, que já se equilibram com um salário rebaixado, haverá uma redução nominal, com o retorno da contribuição mensal . Alguns colegas da ativa terão uma perda ainda maior porque foram descomissionados e decidiram manter a contribuição sobre a comissão anterior, confiando no anunciado superávit da PREVI. Ou seja, são milhares de colegas da ativa, aposentados e pensionistas que, do dia para a noite, terão suas vidas desorganizadas.

A decisão de acabar com o BET, cuja duração estava prevista para 5 anos, mais uma vez foi unânime entre diretores eleitos pelos funcis e os indicados pelo Banco. O que não podemos esquecer é que, na eleição para diretores e conselheiros, realizada em 2013, a chapa 6, eleita e apoiada pela Contraf CUT (encabeçada pelo Sr Marcel Barros) prometeu transformar o BET em beneficio permanente e manter suspensas as contribuições dos associados. O descumprimento desta promessa, sem qualquer resistência, configura uma grande fraude eleitoral.

Não há dinheiro para manter a contribuição suspensa, mas há dinheiro para os benefícios "sem teto"?

Mas o desrespeito não pára nesse caso: os representantes do Banco na Previ continuam negando-se a estabelecer um teto para pagamento de beneficio. São 137 Dirigentes do Banco, PREVI e Subsidiárias recebendo ou com direito a receber benefícios a maior, (R$ 40.560,00 recebido – R$ 30.760,00 devido). Estes benefícios são um verdadeiro escândalo. Entre os beneficiários dos super salários está o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, atualmente fugitivo. Os super salários significam para a PREVI uma sangria de 16 milhões, podendo dobrar nos próximos 5 anos. A própria Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) ameaça autuar a PREVI por se negar a implementar o teto.

O Banco do Brasil, para premiar seu alto escalão, transformou-os em Estatutários e, para compor seus vencimentos mensais, somou, empilhou, verbas que não são computadas para cálculo das aposentadorias dos seus demais funcionários. Os cargos de vice-presidente e Diretoria são de livre nomeação da Presidência do Banco. São cargos políticos que servem para abrigar "amigos". E são esses mesmos altos executivos que, legislando em causa própria, defendem a falta de um teto de aposentadoria a ser pago pela PREVI. Trata-se de um crime contra o patrimônio de todos os demais participantes e assistidos da PREVI que contribuem durante toda a vida laborativa e continuam contribuindo mesmo depois de aposentados. Notem que o menor benefício pago pela PREVI é de 890,00, o benefício médio é de apenas 5.000 e esses espertalhões querem benefícios de 60 mil reais ou mais.

O BB se apropriou de 7,5 bilhões da PREVI em 2010 e todos os “benefícios” criados pelo acordo agora foram encerrados !
Lutar, efetivamente contra a Resolução 26 da SPC !
É necessário representantes eleitos que sejam independentes do governo e da direção do Banco !

A realidade está comprovando vários alertas que fizemos na ultima eleição, através da campanha da chapa de Oposição. Em primeiro lugar, denunciamos que a exposição exagerada em renda variável cria um risco para todos os associados da PREVI . Isto não atinge somente o Plano 1, mas também o Plano 2 : para os que compõem o perfil conservador, o saldo sofreu rendimentos menores que a SELIC, nos dois últimos anos. Os outros perfis sofreram rendimentos ainda menores pela queda no mercado de ações no país.

Exigimos uma auditoria independente nas contas da PREVI. O fundo especial deve ser recomposto com a devolução imediata do superávit apropriado pelo Banco. Questionamos a validade do próprio acordo que sinalizava a manutenção do BET por 5 anos. Todos os sindicatos, entidades de aposentados, devem questionar na justiça e mobilizar, de fato, contra a Resolução 26 , que regulamenta a apropriação do superávit pelo BB!

Também defendemos o fim dos privilégios, tantos dos diretores do BB como dos diretores da Previ . Os representantes eleitos não podem ganhar um salário superior ao que recebiam antes de eleitos.

Por fim, exigimos que os diretores da Previ apresentem alternativas para minimizar o impacto financeiro para todos nós, funcionários e aposentados, que sofremos "redução" de nossa remuneração

AILTON CLÉCIO LOPES DANTAS – DELEGADO SINDICAL BB/BENFICA/OPOSIÇÃO-CE

ANGELO ARGONDIZZI MARCELINO – CANDIDATO A DIRETOR DE SEGURIDADE DA PREVI-2012/OPOSIÇÃO CAMPINAS/GENOP/SP

BENTO JOSE C. DAMASCENO FERREIRA – DELEGADO SINDICAL /COMPLEXO COMPE – OPOSIÇÃO DE SP.

CYRO GARCIA – OPOSIÇÃO DO RIO/PRESIDENTE DO SINDICATO DO RIO (1988-1991)

FERNANDO LUIZ LIMA SARAIVA – DELEGADO SINDICAL CSL/OPOSIÇÃO CE

JOSE MARIA DO NASCIMENTO – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO MARANHÃO

JULIANA PUBLIO DONATO DE OLIVEIRA DELEGADA SINDICAL E VICE PRESIDENTE DA CIPA / COMPLEXO SÃO JOÃO / OPOSIÇÃO SP

JULIANA TOSCHI SELBACH – OPOSIÇÃO BANCARIA/DF

KAREN D'ÁVILA – DIRETORA DE SAÚDE DO SINDBANCÁRIOS PORTO ALEGRE RS E NOVO RUMO RS

MAIRA LOPES MIRANDA – OPOSIÇÃO BANCARIA MG

MARIA VALERIA SARMENTO COELHO DA PAZ (BELELA) – OPOSIÇÃO DE SP/COMPLEXO VERBO DIVINO.

PATRICIA VALE RIBEIRO – DELEGADA SINDICAL ANDARAÍ/OPOSIÇÃO RJ

RENATA MALLET GUENA – OPOSIÇÃO BANCARIA BA

RICHARD JOSÉ DO NASCIMENTO – DIRETOR DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE FLORIANÓPOLIS.

RONALDO DE MORAES FERREIRA – DELEGADO SINDICAL COMPLEXO DO ANDARAÍ / OPOSIÇÃO RJ

RONALDO ZENI – REPRESENTANTE DO RS NA COMISSÃO DE EMPRESA DOS FUNCIONÁRIOS DO BB DE 2004 A 2011/COLETIVO NOVO RUMO/RS

UBIRATAN ABONDANZA GOES KUHLMANN – DELEGADO SINDICAL DO CREDITO IMOBILIARIO /COLETIVO AVESSO/SP

VANIA GOBETTI – DELEGADA SINDICAL DO COMPLEXO SEDAN/OPOSIÇÃO RJ

SE VOCÊ DESEJAR ASSINAR TAMBÉM O TEXTO MANDE E-MAIL PARA PREVIDOSFUNCIONARIOS@GMAIL.COM

http://www.seebma.org.br/paginas/noticias.asp?p=9265

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas