Banco lançou plano que pretende demitir até 1500 empregados. SEEB-MA é contra.
O Banco do Nordeste (BNB) anunciou no dia 24 de fevereiro um plano de demissões voluntárias denominado PID (Programa de Incentivo ao Desligamento). O objetivo do banco é obter a adesão de 1500 empregados já aposentados pelo INSS ou que estarão aptos a requerer aposentadoria até 31 de dezembro de 2014.
Para o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) trata-se de um ato de perversidade do Banco do Nordeste. O banco que não tem mostrado interesse algum em convocar os candidatos aprovados no último concurso, agora quer demitir para manter a terceirização e aumentar as filas e a sobrecarga de trabalho dos funcionários.
O PID é prejudicial para grande maioria dos empregados e só interessa ao banco que deseja reduzir a folha de pagamento e extinguir de vez direitos dos trabalhadores do BNB. A indenização proposta pelo banco é rebaixada e além disso, os trabalhadores terão que desistir de ações trabalhistas na Justiça.
O SEEB-MA repudia mais esta atitude perversa do presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, e da presidente Dilma Rousseff que reproduzem a mesma política de demissões da gestão da dupla Byron Queiroz e Fernando Henrique Cardoso e mantêm sem solução os problemas da CAPEF, plano de previdência dos funcionários do BNB.
Por fim, o Sindicato dos Bancários do Maranhão já entrou com ação na Justiça contra a exigência de desistência das ações judiciais e a discriminação aos empregados anistiados e reintegrados no Governo Collor.
Mais bancários, menos filas!
Bancário do BNB, não se precipite!
Diga não à entrega de direitos. Diga não ao PID!
Fonte: http://www.bancariosma.org.br/paginas/noticias.asp?p=9740