Banco da Amazônia

Taxa de juros média para consumidor sobe para 5,98% ao mês, diz Anefac

Taxa de maio é a maior desde agosto de 2012, segundo o levantamento.
Entre as linhas pesquisadas, só a de cartão de crédito rotativo ficou estável.

As taxas das operações de crédito voltaram a subir em maio, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Essa é a 12º elevação seguida.

No caso de linhas de crédito para pessoa física, cinco das seis pesquisadas registraram aumento (juros do comércio, cheque especial, CDC bancos-financiamentos de automóveis, empréstimo pessoal – bancos e empréstimo pessoal – financeira) e uma ficou estável (cartão de crédito rotativo).

A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,96% ao mês (100,31% ao ano) em abril para 5,98% ao mês (100,76% ao ano) em maio – a maior desde agosto de 2012.

No caso das três linhas de crédito para empresas pesquisadas, todas apresentaram taxas maiores. A taxa de juros média geral passou de 3,39% ao mês (49,19% ao ano) em abril para 3,41% ao mês (49,54% ao ano) em maio, a maior desde agosto de 2012.

Para o diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, essas elevações podem ser atribuídas tanto à expectativa de que o Banco Central pudesse elevar novamente a taxa básica de juros, a Selic, na última reunião, bem como ao cenário nacional com expectativa de piora nos índices de inflação e crescimento econômico.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/taxa-de-juros-media-para-consumidor-sobe-para-598-ao-mes-diz-anefac.html

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas