A 10ª plenária da CUT Pará foi marcada pela participação do pré-candidato ao governo do Estado do Pará, Hélder Barbalho, filho do notório corrupto e senador, Jader Barbalho. Isso não é nenhuma surpresa. O PT divide palanque com o PMDB, faz 12 anos. No caso, a CUT, é só mais um palanque petista, logo um palanque eleitoral do PMDB também.
O periódico impresso da família Barbalho reproduz a fala da vice-presidente da CUT, Carmen Foro, mostrando que a CUT não passa de um palanque do e para o PMDB: “Há dois projetos políticos em disputa no país e aqui também no Pará: um que é capitaneado pela presidente Dilma e que atua em favor dos que mais precisam e outro, que é comandado pelas elites brancas e pelos muito ricos que não toleram os aeroportos cheios de gente, pobre tirando o diploma de doutor e empregada doméstica com direitos garantidos”.
É sintomática a declaração da CUT, reproduz o mesmo discurso do governismo utilizado após a vaia e xingamentos contra a presidente Dilma, da “elite branca”, etc. Primeiramente, não negamos a existência dessa elite branca e preconceituosa, a diferença é que o Governo Dilma, voltou toda a sua política econômica para a satisfação dessa mesma elite branca, ou os banqueiros, Eike Batista, são parte do povo? Claro que não!
Dilma tem sua política econômica voltada para o interesse do agronegócio, dos banqueiros e grandes empresários, ou seja, da elite branca. Mas as sobras que caem do banquete dos poderosos, e dessas migalhas a CUT se satisfaz.
Mas como era um palanque eleitoral pmdebista o pré-candidato também fez sua participação afirmando que a CUT é governista e precisa ser mais governista. “O papel exercido pela CUT precisa estar em consonância com os governos federal e estadual e aqui no Pará temos importantes debates e que ainda não têm retorno para a categoria, um exemplo são as estradas vicinais, importante meio de escoamento da produção dos trabalhadores e que precisam ter condições adequadas e não tem”, afirmou Helder.
Vergonhoso o posicionamento da CUT, mas, infelizmente, nenhuma surpresa. A muito tempo a CUT servia de palanque para o PT, agora expandiu para o PMDB, DEM. É preciso uma alternativa independente de governos e patrões, a CUT hoje serve de braço direito e esquerdo para o governo Dilma e para o patronato, e agora para a Família Barbalho. Quem imaginava que pior que tá não fica, pelo visto se enganou! Com a CUT o pior pode piorar.
Falas retiradas da matéria do DOL: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-290506-.html