A agência do Banco da Amazônia situada no município de Placas, oeste do Pará, foi vitima de uma ação criminosa na manhã de ontem (08). Bandidos armados e encapuzados retiraram todo o dinheiro do cofre e fizeram reféns clientes e funcionários, em seguida fugiram levando os reféns, que foram liberados na rodovia Transamazônica meia hora depois. Até o momento, ninguém foi capturado.
Há cerca de um mês, a Polícia Civil do Pará prendeu oito integrantes da associação criminosa que pretendia assaltar a agência, revelando o alto nível de insegurança e fragilidade que, não somente as agências do Banco da Amazônia estão submetidas, mas também seus funcionários e clientes, facilitando assim os freqüentes roubos.
Esta vulnerabilidade no sistema de segurança dimana da irresponsabilidade e de uma legislação defasada dos bancos que não investem nesta área corretamente. Há fragilidade na estrutura física e tecnológica, e o baixo nível de remuneração fragiliza também os empregados.
A AEBA lamenta o ocorrido, e mais uma vez, a sociedade em geral perde para a insegurança que se instalou em nosso convívio.