Ocorrerá amanhã (14), em Belém, a entrega da pauta de reivindicações da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito (CONTEC) para a campanha salarial do Banco da Amazônia. O presidente da AEBA, Silvio Kanner, estará presente na reunião. Mas seria um equívoco e falta de coerência da Associação e de seu presidente se duras críticas não fossem travadas contra o índice rebaixado de 12,5% que a CONTEC apresentará para o Banco.
Ainda somos o banco federal com o pior salário entre os bancários, e os piores salários da Administração Direta e Indireta da União. Tal reajuste acordado pelas Confederações Sindicais bancárias (CONTEC e CONTRAF) é baseado em um suposto “ganho real”. No Pará, por exemplo, esse ganho real vai embora antes de chegar, só com o reajuste da tarifa de energia elétrica, autorizada pela ANEEL, de 34,34%.
Não concordamos em nada com o índice apresentado pelas confederações. Acreditamos que um índice rebaixado desses favorece a negociação para os patrões, não para os trabalhadores. Assim, a AEBA posiciona-se por um índice que apresente a reposição de parte das perdas acumuladas, e capaz de aproximar o piso salarial do Banco da Amazônia ao salário dos demais bancos federais.
Por fim, gostaríamos de reiterar o convite a todos os trabalhadores para que participem da Campanha Salarial, fazendo-a um movimento forte, com unidade e firmeza para conseguirmos melhorias salariais, no reajuste anual, no reembolso saúde, retorno do patrocínio do Banco à CASF, e demais benefícios pecuniários que agregam nossa remuneração.