Empregados são obrigados a trabalhar em condições insalubres e Sindicato paralisou as atividades na Sete de Setembro Manaus, desde a última sexta-feira (15).
Há mais de um ano, o Sindicato dos Bancários do Amazonas reuniu com o gerente à época da agência Sete de Setembro Manaus (Manaus Metro), para questionar o problema nas centrais de ar-condicionado que, muito antigas ou quebradas, não mais atendiam à climatização adequada do ambiente às quais estavam expostos os trabalhadores e clientes. Vale ressaltar, que o clima da região é de temperatura elevada e alta umidade do ar, o que agrava ainda mais a situação, principalmente nos períodos com escassez de chuvas, tornando insuportável a permanência das pessoas no interior da agência. Na referida reunião, em 2013 o antigo gerente da agência pediu que o Sindicato e os funcionários fossem pacientes, que as medidas para a aquisição e instalação das novas máquinas seriam tomadas junto à matriz, e que o problema seria resolvido.
Em maio deste ano, as máquinas adquiridas pelo Banco finalmente chegaram à agência, porém, três meses depois da chegada dos equipamentos, ainda não foram instalados, continuando o sofrimento com o calor que acentua os problemas de saúde que acometem seus trabalhadores e clientes, como pressão alta e problemas respiratórios. A Diretoria do SEEB-AM enfatiza que a nova gerência da agência adotou todas as medidas de gestão, inclusive encaminhado demanda de nova reunião com os empregados enfatizando a necessidade de urgência de definição da matriz do Banco da Amazônia, mas que o Banco continuou negligenciando a situação, desta vez, com o descaso em viabilizar a instalação das centrais, o que levou a denúncia junto à Defesa Civil, que já realizou vistoria nas dependências e a paralisação das atividades da agência antes que algo mais grave pudesse acontecer aos trabalhadores.
Durante reunião na manhã de hoje (18), entre a Diretoria do Sindicato os empregados e a gerência da agência, foi informado que o Banco autorizou o início das instalações das centrais de ar, programado para a próxima quarta-feira (20), com prazo máximo de conclusão em até vinte dias. Com essa definição por parte da administração, a Diretoria do Sindicato dos Bancários do Amazonas, decidiu suspender a paralisação, e a partir de amanhã, a agência Manaus Sete de Setembro retomará suas atividades normais. Ficaremos no aguardo dos encaminhamentos da situação.
Mais uma vez, a MOBILIZAÇÃO e a UNIÃO DOS TRABALHADOPRES demonstram a sua força!