Muitos empregados do Banco, associados da AEBA estão preocupados com a sua avaliação de desempenho relativa ao 1º semestre de 2014. Por alguma razão, houve uma redução geral nas notas e em alguns casos, a situação é revoltante, uma vez que a redução é muito grande, sem que tenha havido nenhum fato novo que a justifique.
Ainda temos um modelo de avaliação de desempenho problemático, por ser de um lado, um modelo hierarquizado e de outro, subjetivo, ou seja, estamos à disposição do que os gestores acham.
Muitos empregados ao receberem uma nota muito baixa, não sabem o que fazer, ou como lidar com isso, alguns terminam por acreditar na sua própria incapacidade e entram num quadro de angústia, aversão ao local de trabalho e no limite, depressão.
Nossa primeira orientação é: não sofra calado, faça algo a respeito e apresente um recurso contra a decisão. Se você não sabe como fazer o recurso, procure o setor jurídico da AEBA, nós podemos ajudá-lo, mas não deixe de fazer o recurso. O recurso, mesmo que não reforme a nota, mas deixa o registro para o futuro, caso haja alguma repercussão judicial, por exemplo. Se o empregado não apresentar o recurso, está ele próprio, formalmente e irreparavelmente concordando com a nota. Não tenha medo de fazer recurso, isso é normal, é previsto nas regras da avaliação, ninguém pode prejudicá-lo por isso.
Se isso ocorreu com todos ou com a maioria dos empregados da Unidade, todos devem apresentar recursos individuais. Nesse caso, o fato deve ser comunicado à AEBA e ao Sindicato, para que essas entidades possam apresentar um documento solicitando explicações do gestor e do superintendente. Lembre-se, isso é importante em caso de desdobramentos jurídicos.
Diretoria da AEBA