Banco da Amazônia

Boletim de Serviço número 60 agrava o clima de tensão nas agências.

               O que já não era bom ficou pior. O novo modelo de negócios criado em 2009 pelo ex-presidente Abdias Junior reduziu drasticamente o número de empregados das agências, sob o argumento de que iria automatizar áreas como a contabilidade, por exemplo. A idéia era fortalecer a retaguarda (no inglês ridículo dos gestores do Banco %u201CBackOffice%u201D) e liberar pessoas para fazer negócios 

               Nada disso aconteceu. Agora o presente do Sr. Walmir Pedro Rossi é reduzir ainda mais o quadro das unidades. Perderam pessoas Pedreira, Marabá Folha 32, Castanheira, Altamira, Santarém, Rio Branco Av. Ceará, Manaus Centro, Belém Centro, Paragominas e muitas outras. Preventivamente, solicitamos na reunião de negociação do dia 22 uma reunião com o Banco exclusivamente para tratar desse assunto, e pedimos documentos também. Mas a resposta que tivemos foi a publicação do BS ontem.

                A forma como a Diretoria deu a notícia parece que é uma coisa boa. Na Direção Geral muitos dizem que acham que o Banco vai colocar mais gente nas agências. Não é verdade! O quadro vai reduzir ainda mais, é uma política de perseguição ao Quadro de Apoio e aos aposentados.

               E o pior é que não sabemos quem são os iluminados que decidiram por essa dotação e como chegaram nesses números, parece que conhecem pouquíssimo o Banco.

Orientações

Diante disso a AEBA orienta que:

Ninguém deve assinar nada! Os gerentes foram orientados a comunicar por escrito até sexta-feira (29), sobre as pessoas que terão que sair das agências. A orientação da AEBA é que ninguém receba qualquer documento relacionado a isso. Faça um e-mail ao gerente perguntando o porquê da indicação e procure imediatamente um advogado ou a Delegacia Regional do Trabalho mais próxima. O empregado só deverá receber o documento na presença de um advogado ou junto a algum representante da Delegacia Regional do Trabalho.

A Assessoria Jurídica da Associação está à disposição para qualquer esclarecimento.

Providências imediatas:

 

1 – Estamos solicitando reunião com a Diretoria do Banco para discutir a situação e solicitar a suspensão da aplicação do BS 60, abrir uma fase de negociação e procurar uma solução caso a caso para cada unidade. Provavelmente, em razão da postura da Diretoria do Banco essa questão vai terminar no judiciário.

2 – Enquanto isso, informamos a todos para não assinar nenhum tipo de documento.

3 – Orientamos ainda que os empregados das agências façam documentos informando que o volume de trabalho na agência é muito superior ao quadro de pessoal aprovado e que se faz necessário ampliar o quadro atual e não reduzir. Mande os documentos para a AEBA e para os Sindicatos que faremos o protocolo na GEREO.

Importância da Campanha Salarial

Vamos inserir imediatamente esse tema na Campanha Salarial e ressaltamos a importância que esta campanha tem para todos nós. Temos afirmado que a Diretoria sempre está se preparando para tomar alguma medida que nos afeta, precisamos ficar alerta.   

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas