Há que se fazer um enorme elogio aos gênios que tomam decisões estratégicas no Banco da Amazônia, realmente são dignos dos nossos mais sinceros respeitos. A mais nova medida genial adotada foi a redução das Comissões de Caixa Executivo nas agências, vejam.
Uma parte das agências passará a ter apenas um Caixa Executivo Titular. Percebe-se desde já as artimanhas da medida, posto que um agência não pode ter apenas um Caixa em efetivo exercício, em razão do descanso obrigatório de 10 minutos a cada 50 trabalhados, conforme a Cláusula 16 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com fulcro na NR 17.
Sendo assim, os Gerentes Gerais terão que nomear, forçosamente, Caixas Emergenciais e com isso, usurpando talvez dos antigos titulares descomissionados o descanso semanal remunerado na função, e uma parte da “quebras e riscos”. Na verdade uma economia mesquinha.
Nem é preciso dizer que os caixas descomissionados devem imediatamente procurar seus direitos na justiça, abaixo a AEBA publica uma série de orientações para os empregados do Banco referentes a essa nova situação de agências de apenas um caixa.
1. Os CAIXAS que têm mais de dez anos de comissão e foram descomissionados podem procurar os advogados da AEBA ou dos sindicatos para o ajuizamento de ações de incorporação de função.
2. Orientamos ainda que procurem comprovantes relativos à extrapolação de jornada para que também sejam ajuizadas ações de horas extras. As fitas de caixa são suficientes. Essas ações podem ser ajuizadas independente do tempo na função.
3. Nos casos de caixas descomissionados que exerceram nos últimos cinco anos, em algum momento função comissionada interina ou titular de supervisor, orientamos também o ajuizamento de ações de 7º e 8º horas.
4. No caso dos Caixas Executivos que permaneceram na função, sabemos que haverá muita sobrecarga de trabalho sendo assim orientamos a Não deixar em hipótese alguma de gozar os dez minutos de descanso a cada cinquenta minutos trabalhados e a comunicar o gerente geral todos os dias em que houver extrapolação de jornada via outlook, escreva “Sr. Gerente, informo que hoje em virtude do grande volume de trabalho minha jornada foi extrapolada em x horas e x minutos”. Não deixe os clientes faltarem com o respeito pelo seu trabalho, informe a eles o numero da ouvidoria do Banco e oriente que protocole uma reclamação.
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