Em reunião no último dia 27 de agosto, o Conselho Deliberativo da CASF com base nas proposições de um estudo atuarial, decidiu sobre o novo reajuste do valor de referência e as tabelas de mensalidade por faixa etária do PLANCASF. Obedecendo à política da atual gestão em garantir o menor reajuste possível e, assegurar o equilíbrio atuarial, ou seja, a saúde financeira da Caixa de Assistência, o CONDEL autorizou o índice de 9,85%. Os novos valores passam a vigorar a partir de setembro de 2015 e deverá ter vigência até agosto de 2016. Antes de tudo, importa informar que os reajustes do PLANCASF doravante devem ocorrer neste mês de setembro – coincidindo com a data base da categoria. Este reajuste é o segundo da atual gestão da CASF.
O Histórico de Índices de Reajuste Abusivos
Em período anterior à atual gestão da CASF, os participantes da Caixa de Assistência viveram um longo período de reajustes elevados que, associado à política de congelamento do reembolso praticada pela Diretoria do Banco, produziu uma elevação insustentável dos custos do Plano de Saúde, que recaiu sobre os empregados. Basta dizer que, por conta disso, cerca de 600 empregados do Banco não têm plano de saúde.
Veja o Histórico de Reajustes:
Maio – 2010 – 17%
Maio – 2011 – 15%
Maio – 2012 – 17%
Maio – 2013 – 12%
Setembro 2014 – 9,65%
Setembro 2015 – 9,85%
Sabemos que os reajustes são inevitáveis (já vimos, para o caso da energia elétrica, que a política de evitar reajustes visando benefícios políticos não produz bons resultados). Nesse sentido, o esforço de gestão que a atual Diretoria da CASF tem feito é no sentido de garantir o equilíbrio atuarial e, dentro de uma margem segura, aplicar o menor índice possível, por esse motivo, a CASF está trabalhando com outro patamar de reajustes, abaixo dos dois dígitos, o que certamente o deixa bem abaixo do reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde – ANS. Isso deve melhorar a competitividade dos Planos de Saúde da CASF em relação aos demais – se cada vez mais empregados do Banco optarem pela CASF, a situação fica sensivelmente melhor para todos os participantes.
Reajuste, Inflação e Acordo Coletivo
O reajuste do PLANCASF deste ano deve gravitar em torno do INPC, a perspectiva de INPC para setembro é algo aproximado de 9,6%, confirmado este prognóstico, o reajuste do PLANCASF será 0,2% acima do INPC. As entidades sindicais esperam para este ano um reajuste salarial não inferior a 11%, o que significa que, confirmado também este prognóstico, o reajuste do PLANCASF ficará abaixo do reajuste salarial. Seria o primeiro ano desse acontecimento.