A visita é para averiguação de prováveis distorções da jornada de trabalho dos empregados.
No pacote da reestruturação “Valmirrossiana”, ainda em 2014, também fez parte do “embrulho” o corte das dotações de Caixa Executivo na dotação de diversas agências que tiveram reenquadramento de modelo. Araguatins no estado do Tocantins foi uma dessas agências onde houve o corte da comissão de caixa executivo, deixando apenas um empregado na função, sobrecarregando-o.
É difícil não perceber o transtorno que tal medida tem provocado nas agências. Trata-se também de uma medida difícil de entender. A atual dotação quantitativa de Caixas Executivos foi estabelecida pelo “Novo Modelo de Negócios” da era Abdias. Considerando que, de lá para cá, o volume de operações apenas cresceu, não há o que justifique a redução da quantidade de Caixas Executivos nas agências, muito pelo contrário.
Na ocasião da “adequação” ao novo modelo implantado pelo Banco, a AEBA pediu que os empregados que atuavam como Caixas nas Agências e tiveram suas comissões retiras, entrassem em contato com a AEBA para que a Associação tomasse as devidas providências, e tomou. A visita do Ministério Público do Trabalho – MPT, nesta semana à agência de Araguatins, é resultado da iniciativa da Associação em denunciar o descumprimento da legislação trabalhista. A AEBA insistirá, usando os meios legais, na tentativa de fazer com que o Banco cumpra o ACT no que se refere ao pagamento das horas extras. Durante a visita, os fiscais do MPT solicitaram todas as fichas de caixa e, com isso, certamente comprovarão as muito prováveis distorções trabalhistas naquela agência.
Reforçamos: Cumpra a sua jornada de trabalho e, se houver coação por parte da gerência da sua agência para que você trabalhe além da sua jornada, denuncie! Mas, se preferir, repasse as informações para a AEBA, que providenciaremos a formalização d a denúncia ao MPT.
O MPT desenvolveu um aplicativo para que o trabalhador realize sua denúncia com maior praticidade. O aplicativo PARDAL pode ser facilmente baixado para o seu celular Androide. Faça o download do aplicativo clicando na imagem a seguir: IMPORTANTE! (Você precisa acessar a página da AEBA pelo seu celular e, ao cliclar sobre a imagem, escolha o Play Store como opção para abrir a página do aplicativo PARDAL)
O MPT PARDAL foi tem o objetivo de facilitar a produção de provas relacionadas a denúncias de graves violações a direitos dos trabalhadores, de forma a potencializar a atuação do MP do Trabalho.