Banco da Amazônia

Em 2015, país fecha 1,54 milhão de vagas formais

Números do emprego formal foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Houve piora frente a 2014, quando cerca de 420 mil vagas foram criadas.

Alexandro Martello

Do G1, em Brasília

As demissões superaram as contratações em 1,54 milhão de vagas formais em todo ano passado, informou o Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (21) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número representa forte piora em relação 2014, quando foram criados cerca de 420 mil empregos com carteira assinada.

O resultado de 2015 foi o pior para um ano, considerando a série ajustada do Ministério do Trabalho, que tem início em 2002. Na série sem ajustes, é o pior desempenho desde 1992, quando teve início a contabilização dos empregos formais pelo governo, segundo números do Ministério do Trabalho. Com isso, trata-se do pior resultado em 24 anos.

O fechamento de vagas aconteceu em meio à forte queda do nível de atividade, com a economia em recessão, e disparada da inflação – que somou 10,67% em 2015, o maior patamar em 13 anos. No último ano, também houve aumento de vários tributos por parte do governo.

"2015 foi um ano difícil. Tivemos redução de empregos e da média de salários de admissão, mas as conquistas dos últimos anos estão preservadas pois o estoque de empregos continua alto. Queremos recuperar a geração de empregos a partir da ampliação do crédito, redução da inflação e com obras de infraestrutura. O câmbio começa a dar sinais positivos. Um conjunto de iniciativas está sendo debatido para recuperação da economia", declarou o ministro do Trabalho e da Previdência, Miguel Rossetto.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff que, atualmente,todo o esforço do governo federal está voltado para impedir que o desemprego se eleve ainda mais. "Todo esforço do governo […] é para impedir que, no Brasil, nós tenhamos um nível de desemprego elevado. Para mim, é a grande preocupação, é o que nós olhamos todos os dias. É aquilo que mais me preocupa e aquilo que requer mais atenção do governo”, disse.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/em-2015-pais-fecha-154-milhao-de-vagas-formais.html

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas