O banco quer aproveitar janelas de mercado para as vendas de participações em empresas, mas também prevê aquisições de novos ativos em 2017.Por Reuters
26/12/2016 17h46
A BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), terá uma posição mais "ativista" em relação aos papéis que detém na carteira, especialmente com participação mais atuante no conselho de administração das empresas investidas.
A afirmação foi feita nesta segunda-feira (26) pela diretora de mercado de capitais do banco de fomento, Eliane Lustosa.
No mercado financeiro, os investidores ativistas são conhecidos por serem acionistas minoritários que tentam influenciar na gestão das empresas nas quais investem. O caminho é assumir posições nos conselhos de administração das empresas e tentar direcionar sua estratégia de negócios de acordo com que o acionista entende ser o melhor caminho.
Segundo ela, o BNDES deve fazer várias operações no mercado de capitais brasileiro em 2017, tanto se desfazendo de algumas empresas das quais é acionista ou detentor de debêntures, como na aquisição de novos ativos.
Segundo ela, o banco vai aproveitar janelas de mercado para as vendas de ativos. "Têm muitas operações para sair", disse Eliane em teleconferência com jornalistas.
http://g1.globo.com/economia/noticia/bndespar-assumira-posicao-mais-ativista-em-empresas-que-investiu-diz-diretora.ghtml