Após o anúncio feito pela diretoria do Banco da Amazônia sobre um projeto para o fechamento de diversas agências no país, a AEBA começou então a articular iniciativas de resistência contrárias a essa atitude contraditória quando considerado o papel da instituição Banco da Amazônia na nossa região. Unidades localizadas em postos estratégicos correm o risco de fecharem as portas levando desamparo às populações locais, um dano aos direitos dos usuários e dos clientes do banco, além de causar sérios prejuízos à economia da região.
RETROCESSO E UM EQUÍVOCO ESTRATÉGICO
A organização da luta contra os fechamentos
O presidente da AEBA, Silvio Kanner está no estado do Maranhão desde ontem (23), quinta-feira, para unir forças ao Sindicato dos Bancários daquele estado na luta contra o fechamento das agências anunciado pelo Banco. Ainda na tarde de ontem, Silvio teve uma reunião com os vereadores da câmara da cidade de Bacabal, na ocasião, discutiram estratégias contra o fechamento da agência no município.
Na manhã desta sexta-feira, Silvio participa de uma grande manifestação organizada pelo SEEB-MA em defesa do não fechamento da agência do Banco da Amazônia em Bacabal. A bandeira levantada pelas manifestações é “Nenhuma agência a menos!”. Para Silvio Kanner, “o Banco da Amazônia deve estar no interior da Amazônia. Bacabal aqui também é nosso lugar!”.
Silvio inicia manifestação em Bacabal. Assista:
No Maranhão, além de Bacabal, mais duas unidades poderão ser fechadas: Guajajaras e Açailândia. Com o fechamento, a alternativa para a vlientela será o deslocamento para as cidades mais próximas, como Santa Inês e Imperatriz, respectivamente.
Nesta semana o SEEB-MA já realizou manifestações também contra o fechamento da unidades de Guajajaras e Açailândia. O presidente do SEEB-MA, Eloy Natan Nascimento, também diretores regionais do sindicato e bancários participaram de uma reunião com a Promotoria Pública do Estado.
Confira o vídeo com o pronunciamento de Silvio Kanner sobre o fechamento das agências:
Ascom AEBA com informações do SEEB-MA.