O ato ocorreu em frente à agência do BASA, na Avenida Dom Pedro II, em São Luís.
O SEEB-MA realizou hoje (27/02) um ato em defesa dos bancos públicos ameaçados de privatização pelo Governo Bolsonaro. No Banco da Amazônia e no Banco do Nordeste o cenário é de indefinição. Segundo a Associação dos Empregados do BASA (AEBA), não há notícias sobre a eleição ou manutenção da diretoria do banco.
Além disso, membros do Conselho de Administração foram designados para outras funções sem a nomeação de substitutos, o que reforça os indícios de uma possível privatização ou desmonte do Banco da Amazônia. Diante disso, a bancada política dessas regiões e, principalmente, os produtores rurais (base forte de apoio ao governo) devem se mobilizar e resistir a qualquer tentativa do presidente de acabar com os bancos regionais.
O BASA e o BNB são instituições tradicionais, de relevância histórica, citadas em diversas leis, decretos e resoluções, sendo indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento econômico-social da Amazônia e do Nordeste.
De igual modo, os bancários devem intensificar a luta para que o atual governo mantenha o BASA e o BNB como são hoje: bancos federais, de atuação regional, gestores dos fundos constitucionais que visam a financiar as atividades econômicas locais e, sobretudo, reduzir as desigualdades no país.
Vamos à luta!
Fonte: Ascom/SEEB-MA – 27/02/2019 às 11:59