Em audiência pública realizada nesta quarta-feira,12, o presidente da Comissão da Amazônia (CINDRA), Deputado Átila Lins (PP-AM) deu um recado muito claro. Disse que a bancada do Norte não vai concordar com a Privatização do Banco da Amazônia, depois de ter afirmado que parte da equipe econômica defende esse projeto.
Por outro lado, afirmou que reconhece que por limitações do próprio Banco, não ocorre o atendimento como a região Norte precisa e quer. Entendemos que a fala do Deputado foi precisa, pois a um só tempo, reafirmou a importância central do Banco e deixou em sua fala o desejo de uma mudança de rumos na gestão do Banco. Vejamos um trecho da fala:
“Isso vai ter um longo debate. Nós do Norte, não concordamos com a privatização do BASA. Mesmo que aqui e ali a gente reconheça que o BASA não atende ainda as necessidades como nós queremos na região. Até porque, por limitações do próprio BASA, mas nós não podemos achar que por causa disso nós vamos vender o BASA e deixar a região completamente descoberta”, destacou o deputado.
O deputado salientou ainda que a experiência com as privatizações dos Bancos Estaduais não foram boas e que se depender da Comissão da Amazônia, o Banco da Amazônia ainda persistirá por muito tempo.
A audiência também foi convocada pelos Deputados Airton Faleiro (PT-PA) e Jesus Sergio (PDT-AC) e José Ricardo (PT-AM). A AEBA tem mantido correspondência com os Deputado e com Airton Faleiro tivemos uma reunião no inicio do ano.
O Presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, esteve na audiência representando nossa instituição, em breve nos pronunciaremos a fala do presidente na Comissão.