O ano de 2020 foi um ano desafiador para o Banco da Amazônia, seus Empregados e a população mundial. A pandemia de COVID-19 obrigou a nos reinventarmos, enquanto principal Banco da Região Amazônica, responsável por mais de 60% do crédito de fomento na região Amazônica e enquanto pessoas, fazendo – nos rever nossas rotinas de trabalho e o estilo de nos relacionarmos, tanto no ambiente profissional quanto em nosso ambiente familiar.
O Conselho de Administração do Banco da Amazônia (CONSAD), também se adaptou a essa nova ordem, a esse novo normal. Já a partir de abril/2020, as reuniões do CONSAD passaram a ser realizadas por meio do sistema de Vídeo Conferência. Tal ação, além de permitir a participação de todos os conselheiros , independentemente de sua localização física, propiciou a continuidade dos negócios do Banco e de suas decisões estratégicas.
Como representante dos empregados do Banco da Amazônia no CONSAD, participamos de quase 30 reuniões ao longo deste ano, entre ordinárias e extraordinárias, onde foram apreciados mais de 60 temas, todos importantes e estratégicos para o Banco e para a região, entre os quais destacam-se:
· Aprovação do Balanço 2019 e Balanço 1º sem/2020;
· Reforma do Estatuto Social – Novo Estatuto Modelo das Empresas Estatais Federais;
· Relatório da Administração – Exercício de 2019;
· Reprogramação Orçamentária 2020
· Programação Orçamentária 2021;
· Revisão Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – PAINT 2020;
· Políticas de PLD/FT, Controles Internos, Compliance, entre outras;
· Normas de Procedimento de temas relacionados a RH (diversas) e de Atendimento/monitoramento de Demandas Internas e Externas;
· Diversos Relatórios de Atividade e de Avaliação;
· Avaliação e encerramento de Unidade.
Ainda no CONSAD, participamos da revisão dos regimentos dos comitês estratégicos de apoio ao Conselho de Administração e de suas reestruturações. Essas estruturas são responsáveis pela análise prévia e acompanhamento de alguns assuntos levados ao CONSAD. São eles: 1) Governança e Sustentabilidade; 2) Tecnologia e Inovação; 3) Crédito, Risco e de Capital; e 4) Pessoas e Sucessão . Fazemos parte da composição de dois desses comitês estratégicos a saber: Comitê de Governança e Sustentabilidade e o Comitê de Tecnologia e Inovação. Esses comitês se reúnem pelo menos, uma vez por mês.Na condição de representante dos empregados, sempre procuramos levar o olhar, a vivência e posicionamento dos empregados da casa para os temas debatidos. Enquanto profissional que atua há mais de 23 anos, somente de Banco da Amazônia, com experiências nos mais diversos setores e funções (SUPER-RO, Matriz: GERAG, GERED, SERED, GEREN, GPLAN), nossa posição no CONSAD, sempre primou pelo melhor resultado para o Banco, para a região e para os seus empregados. Nesse caminhar, algumas vezes fomos voto vencido, contudo, jamais deixamos de debater e defender nossa posição.
Mantemos sempre, os canais de diálogo abertos com todas as nossa entidade representativas, AEBA e Sindicatos , bem como, com todo o empregado que queira conhecer nosso trabalho e / ou debater idéias em prol do Banco da Amazônia. Dispomos de página no Facebook para divulgar nossas ações : http://www.facebook.com/inalioconsad.
Em nossa página também há um link para troca de mensagens por whatsapp.
Continuemos nossa caminhada, na perspectiva de dias melhores, observando o uso correto de máscaras, o distanciamentos social e higiene das mãos e que 2021 seja repleto de Fé, Paz e Saúde a todos nós.
Feliz 2021!!!
Inálio Vieira Cruz
Representante dos Empregados no CONSAD / Banco da Amazônia
Isso é o trivial. Conte uma novidade!!!!