Assembleia Bancários Banco da Amazônia SEEB-PA

SEEB-PA realiza assembleia virtual para votar desligamento de empregados do BASA

Foi realizada ontem (01/07), pelo SEEB-PA, uma Assembleia com o “público alvo” da proposta de desligamento ou rescisão do contrato de trabalho formulada pelo Banco, supostamente com base na Emenda Constitucional 103, a famigerada reforma da previdência. O assunto vem sendo tratado em mesa de negociação faz algum tempo.
 
Na chamada para a assembleia, a diretoria do Sindicato informa que orienta pela aceitação da proposta.
 
Respeitamos a autonomia dos sindicatos, bem como, a autonomia da base para decidir. Mas entendemos que algumas etapas poderiam ter sido cumpridas antes desta assembleia, porque cada situação é muito particular. Achamos açodada a iniciativa desta assembleia, sem que uma conversa mais ampla com as demais entidades representativas dos trabalhadores fosse realizada.
 
A AEBA está dialogando com várias entidades sobre o assunto e, seria relevante que o sindicato permitisse esse diálogo.
 
Estamos no meio da Pandemia, a própria assembleia foi virtual, em forma de uma consulta “sim ou não”, quando, na verdade, pela relevância do tema, deveria ter sido presencial, sujeita a um debate amplo das posições sobre a questão. Inclusive, deveria ser realizada após a pandemia, posto que se trata de uma atitude extremamente insensível do Banco, decidir desligar essas pessoas em meio à Pandemia.
 
A decisão do sindicato tem o condão de legalizar a medida. Fomos surpreendidos pela convocatória de assembleia e achamos que essa decisão tem um impacto em prováveis ações judiciais que, por ventura, possam ser ajuizadas, seja pela AEBA, seja individualmente.
 
Mas, essa não é uma situação nova, sempre que se trata de uma questão estratégica, de relevo, a diretoria do SEEB, já há algum tempo, se rende ao Banco logo nas preliminares da negociação, abandonando uma pressão mais efetiva e tratando quaisquer prebendas insuficientes, como vitórias robustas.
 
O caminho é o da resistência aos ataques do governo e da administração do Banco, construindo a unidade na luta em torno de não perder mais nenhum direito.
 
1 Comentário
  1. Chefinho 3 anos ago
    Reply

    NO CASO DA CAPAF DOS PLANOS BD E CV, ATÉ AGORA NÃO RESOLVERAM NADA, MAS NESSE CASO DAS DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS É RÁPIDO. LOGO O SINDICATO FAZ ASSEMBLÉIA. COM O BANCO.OU EU ESTOU ERRADO

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas